Comunicação

A Super Rádio Tupi comemora 73 anos de sucesso

No dia 25 de setembro de 1935, foi inaugurado na rua Santo Cristo, número 148, o maior empreendimento das Emissoras e Diários e Associados, a PRG-3 Rádio Tupi. Atualmente, a emissora está completando 73 anos de história, por onde passaram grandes nomes da música brasileira, artistas e locutores de sucesso.

Dona do maior estúdio da América Latina na década de 50, conhecido como Maracanã dos Auditórios, a Rádio Tupi criou a oportunidade do ouvinte estar próximo de seu ídolo, onde 1500 pessoas podiam assistir a programas como “Calouros em Desfile”, comandado por Ary e Barroso e considerado o programa musical de maior sucesso da época e “Cassino do Chacrinha”, com Abelardo Barbosa. Desfilaram em seus auditórios os mais importantes nomes da música nacional e internacional como, por exemplo, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Dorival Caymmi e as irmãs Linda e Dircinha Batista.

Já no início de sua história, o radiojornalismo passou a ser fundamental para a emissora e em 1945 a Rádio Tupi foi a primeira a anunciar o fim da segunda guerra mundial, além de estar sempre presente em outros fatos de grande repercussão, com Alberto Cury no comando. O noticiário de mais sucesso foi o “Cacique Informa”, que ia ao ar diariamente, com duração de cinco minutos. Esse modelo não mudou e atualmente, a emissora possui dois boletins informativos: Sentinelas da Tupi e o Tupi Notícia, ambos também com cinco minutos de duração.

De acordo com o chefe de jornalismo Roberto Feres, a importância do jornalismo está no fato de que a notícia tem prioridade absoluta na empresa. “Procuramos fazer o melhor entrevistando, informando, reportando, prestando serviço e fazendo utilidade pública, com nossa grande equipe que se reveza no dia-dia”.

Com um time de estrelas, como a dupla humorística Samuca e Gegê, a Rádio Tupi se destacava nos programas do gênero, com o famoso Patrulha da Cidade, líder de audiência há 48 anos no horário no rádio do Brasil. O “Patrulha da Cidade” vai ao ar de segunda à sexta das 12h às 13h15 e aos sábados das 12h às 12h55.

“A Super Radio Tupi investe forte em tecnologia buscando manter a força e a liderança da emissora”, conta Feres. Sempre pioneira, a Rádio Tupi foi e continua sendo, palco de grandes nomes das transmissões esportivas: Ary Barroso e sua gaitinha, Oduvaldo Cozzi, Rui Porto e Cezar Rizzo, comandavam o time de locutores da emissora. Também estavam presentes no elenco, Doalcei Bueno de Camargo e Geraldo Sena, que continuam fazendo o coração das torcidas pular mais forte, ao lado de Eugênio Leal e Jorge Nunes, todos sob o comando de Luiz Penido.

Assim, há 73 anos, a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro se firma como uma das pioneiras na radiodifusão brasileira, com uma equipe que trabalha para manter uma programação de qualidade, que dá ênfase à notícia, ao esporte, à prestação de serviços e, é claro, a divulgação da música brasileira.

Nathália Gomes • 8º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A Super Rádio Tupi comemora 73 anos de sucesso

Deixe um comentário