No dia 25 de setembro de 1935, foi inaugurado na rua Santo Cristo, número 148, o maior empreendimento das Emissoras e Diários e Associados, a PRG-3 Rádio Tupi. Atualmente, a emissora está completando 73 anos de história, por onde passaram grandes nomes da música brasileira, artistas e locutores de sucesso.
Dona do maior estúdio da América Latina na década de 50, conhecido como Maracanã dos Auditórios, a Rádio Tupi criou a oportunidade do ouvinte estar próximo de seu ídolo, onde 1500 pessoas podiam assistir a programas como “Calouros em Desfile”, comandado por Ary e Barroso e considerado o programa musical de maior sucesso da época e “Cassino do Chacrinha”, com Abelardo Barbosa. Desfilaram em seus auditórios os mais importantes nomes da música nacional e internacional como, por exemplo, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Dorival Caymmi e as irmãs Linda e Dircinha Batista.
Já no início de sua história, o radiojornalismo passou a ser fundamental para a emissora e em 1945 a Rádio Tupi foi a primeira a anunciar o fim da segunda guerra mundial, além de estar sempre presente em outros fatos de grande repercussão, com Alberto Cury no comando. O noticiário de mais sucesso foi o “Cacique Informa”, que ia ao ar diariamente, com duração de cinco minutos. Esse modelo não mudou e atualmente, a emissora possui dois boletins informativos: Sentinelas da Tupi e o Tupi Notícia, ambos também com cinco minutos de duração.
De acordo com o chefe de jornalismo Roberto Feres, a importância do jornalismo está no fato de que a notícia tem prioridade absoluta na empresa. “Procuramos fazer o melhor entrevistando, informando, reportando, prestando serviço e fazendo utilidade pública, com nossa grande equipe que se reveza no dia-dia”.
Com um time de estrelas, como a dupla humorística Samuca e Gegê, a Rádio Tupi se destacava nos programas do gênero, com o famoso Patrulha da Cidade, líder de audiência há 48 anos no horário no rádio do Brasil. O “Patrulha da Cidade” vai ao ar de segunda à sexta das 12h às 13h15 e aos sábados das 12h às 12h55.
“A Super Radio Tupi investe forte em tecnologia buscando manter a força e a liderança da emissora”, conta Feres. Sempre pioneira, a Rádio Tupi foi e continua sendo, palco de grandes nomes das transmissões esportivas: Ary Barroso e sua gaitinha, Oduvaldo Cozzi, Rui Porto e Cezar Rizzo, comandavam o time de locutores da emissora. Também estavam presentes no elenco, Doalcei Bueno de Camargo e Geraldo Sena, que continuam fazendo o coração das torcidas pular mais forte, ao lado de Eugênio Leal e Jorge Nunes, todos sob o comando de Luiz Penido.
Assim, há 73 anos, a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro se firma como uma das pioneiras na radiodifusão brasileira, com uma equipe que trabalha para manter uma programação de qualidade, que dá ênfase à notícia, ao esporte, à prestação de serviços e, é claro, a divulgação da música brasileira.
Nathália Gomes • 8º período • Jornalismo Digital
0 comentário em “A Super Rádio Tupi comemora 73 anos de sucesso”