Esporte

Finais de Conferência da NBA são definidas

Timberwolves retornam as finais de conferência após 20 anos

A corrida pelo tão sonhado título da NBA está chegando na reta final. Apenas quatro times seguem vivos em busca do troféu. Boston Celtics e Indiana Pacers batalham pelo Leste, enquanto no Oeste o duelo fica por Dallas Mavericks e Minessota Timberwolves.

Não faltou emoção nas semifinais de conferência. Os jogos tiveram muita emoção com viradas, brigas, provocações e surpresas que marcaram os confrontos.

O primeiro classificado às finais de conferência foi a franquia do Boston Celtics. Confirmando o favoritismo, a equipe celta venceu o Cleveland Cavaliers por 4 a 1 na série. O destaque ficou com a estrela Jayson Tatum que teve média de 27 pontos e 10 rebotes. Pelo lado de Cleveland, Donovan Mitchell foi o destaque com partidas em que fez mais de 30 pontos, mas foi ausência no quarto e no quinto jogo além de uma lesão agravada no terceiro confronto.

Tradução: Celtics vence a série por 4 a 1.

O Dallas Mavericks foi o segundo classificado ao eliminar a equipe do Oklahoma City Thunder por 4 a 2 na série. Oklahoma venceu o primeiro jogo por mais de 30 pontos de diferença, mas o Dallas reagiu vencendo os dois confrontos seguintes. No quarto jogo, a equipe de Oklahoma recuperou uma desvantagem de 16 pontos e empatou a série em 2 a 2. Dallas ganhou as duas partidas seguintes, se classificou para a próxima fase e decretou o fim da série. O destaque de Dallas ficou com o jogador PJ Washington que teve média de 19 pontos na série, sete a mais que as suas médias na temporada regular. Pelo lado de Oklahoma, a estrela Shai Gilgeous-Alexander se sobressaiu depois de marcar 30 ou mais pontos em todos os seis jogos da série. 

Tradução: Mavericks vence a série por 4 a 2.

As duas últimas séries foram definidas em sete confrontos, ambos disputados no último domingo (19). A equipe do Indiana Pacers derrotou o New York Knicks, já o Minessota Timberwolves venceu os atuais campeões Denver Nuggets.

Knicks e Pacers travaram mais um duelo histórico da rivalidade entre as duas equipes. Entre 1993 e 2000, as equipes duelaram seis vezes nos playoffs, com três classificações para cada lado. As equipes voltaram a se enfrentar em 2014 com vitória de Indiana. Dez anos depois, o confronto retornou aos playoffs. A franquia de Nova Iorque abriu 2 a 0 na série, porém a equipe de Indiana recuperou com duas vitórias em casa empatando em 2 a 2. Cada time voltaria a vencer uma partida a mais, até o sétimo jogo que definiria a série. A vitória foi do Indiana Pacers por 130 a 109 jogando em Nova Iorque. Os destaques foram Jalen Brunson pelo Knicks com média de 27 pontos e Tyrese Haliburton, pelo lado do Pacers, com 22 pontos de média.

Tradução: Pacers vence a série por 4 a 3.

A última série definida foi talvez a mais emocionante. O Minessota Timberwolves derrotou os atuais campeões, Denver Nuggets, jogando fora de casa pelo placar de 98 a 90. A série começou com a franquia de Minessota vencendo os dois primeiros jogos fora de casa abrindo 2 a 0. Numa reação, a equipe de Denver mostrou sua força como campeão da NBA e venceu os três confrontos seguintes, passando a liderar a série por 3 a 2. Porém, Minessota venceu a sexta partida com autoridade e recuperou uma desvantagem de 20 pontos no sétimo e último jogo da série para chegar a sua primeira final de conferência desde 2004. Os destaques ficaram com Anthony Edwards pelo lado do Timberwolves com média de 25 pontos por partida e Nikola Jokic, pelo lado dos Nuggets, com média de 31 pontos e 11 rebotes. 

Tradução: Timberwolves vence a série por 4 a 3.

Foto de capa: Reprodução / NBA

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro 

LEIA TAMBÉM: Rudy Gobert vence pela quarta vez na carreira o prêmio de defensor do ano da NBA

LEIA TAMBÉM: Victor Wembanyama vence de forma unânime prêmio de novato do ano da NBA

4 comentários em “Finais de Conferência da NBA são definidas

  1. Vai ser brabo esses confrontos. Muito boa a matéria. Ótima análise.

  2. Pingback: Flamengo atropela Bauru e avança para a final do NBB | Agência UVA

  3. Pingback: Boston Celtics conquista o Leste e avança para a final da NBA | Agência UVA

  4. Pingback: Dallas Mavericks conquista o Oeste e avança para a final da NBA | Agência UVA

Deixe um comentário