Cidade Política

Câmara Municipal do Rio recebe doação de 24 mil litros de água

Ação é parte da campanha “Câmara Solidária: S.O.S Rio Grande do Sul”

Na última quarta-feira (08), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu a doação de 12 mil garrafas de água para ajudar a população do Rio Grande do Sul, após as chuvas que alagaram todo o estado. A ação, que faz parte da campanha “Câmara Solidária: S.O.S Rio Grande do Sul”, aconteceu por parte de empresas do setor privado. São, ao todo, 24 mil litros de água que serão levados pela Fragata da Marinha do Brasil até o sul do país. A expectativa é que os mantimentos cheguem em até três dias.

Presidente do legislativo municipal, o vereador Carlo Caiado (PSD) agradeceu pela ajuda prestada.  “Quero agradecer a toda à população e às empresas envolvidas. O povo brasileiro é solidário e o momento é oportuno para nos unirmos mais uma vez em função dessa tragédia”, disse. Um dos representantes das empresas privadas presentes para realizar a doação, o vice-presidente jurídico e de operações da Orla Rio, Leonardo Maciel, falou sobre a importância da iniciativa, além de explicitar a diferença que faz ajudar nesse momento. “O problema é sem precedentes e não fazemos mais do que a nossa obrigação em fazer o que a gente pode”, contou.

O prazo de término das doações à Câmara do Rio ainda é indeterminado. O horário para a entrega é das 09h às 19h e a preferência no momento é em receber alimentos não-perecíveis, água mineral e material de higiene e limpeza.

O que aconteceu

No dia 27 de abril de 2024, uma forte chuva começou a atingir o estado do Rio Grande do Sul. Os temporais passaram a prejudicar a região a partir do dia 29, ao alagar as áreas dos vales dos rios Taquari, Pardo, Jacuí, Guaíba, dentre outros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta vermelho ao elevado número de chuvas na região.

  Regiões do estado ficaram completamente submersas.   
(Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Em 30 de abril, oito óbitos foram registrados em decorrência da catástrofe. Uma semana depois, o número de vítimas em RS chegou a 100 mortes. Até a publicação desta matéria, há 131 pessoas desaparecidas.

Campanha para evitar desastres

Além dos esforços para as doações ao sul do país, a Câmara do Rio também aprovou, em primeira discussão, um projeto para instituir a Campanha de Conscientização pela Redução de Catástrofes e Desastres Naturais no município carioca. O PL 2422/2023, de autoria do vereador Eliseu Kessler (MDB), tem como uma das finalidades a sensibilização às pessoas sobre os riscos associados a catástrofes e desastres naturais, além de propor à prefeitura a  realização de simulações de situações de emergência e evacuação e atividades em escolas e comunidades, com ênfase na educação de crianças e jovens.

“O Rio de Janeiro está sujeito a diversos riscos naturais, incluindo inundações, deslizamentos de terra e eventos climáticos extremos em função da sua formação natural encravada entre o mar e as montanhas. Por meio da conscientização e da disseminação de informações sobre medidas de prevenção e preparação, podemos contribuir para a proteção das vidas, bens e infraestruturas do nosso município”, explicou o vereador.

A matéria ainda passará para segunda discussão, a fim de se decidir se vai ser encaminhada ao Executivo ou não.

Foto de capa: Eduardo Barreto

Reportagem de Victor Ferreira Santos, com edição de texto de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Rio envia corpo de bombeiros para apoio às vítimas de desastre das chuvas no Rio Grande do Sul

LEIA TAMBÉM: Ministério Público Federal pede a cassação do governador Cláudio Castro

1 comentário em “Câmara Municipal do Rio recebe doação de 24 mil litros de água

  1. Pingback: Conheça os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro | Agência UVA

Deixe um comentário