Esporte

Em jogo de seis gols, Brasil marca no fim e empata com a Espanha

Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá garantiram a invencibilidade da seleção nos primeiros jogos de 2024

A Seleção Brasileira terminou, na última terça-feira (26), o último dos dois amistosos da parada FIFA de março, ao arrancar um empate em 3 a 3 contra a Espanha. Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá, de pênalti, fizeram os gols vestindo a amarelinha. Rodri, também de pênalti, duas vezes, e Dani Olmo marcaram pela “La Roja” europeia. A partida foi disputada no Santiago Bernabéu, em Madrid, a capital espanhola.

O confronto foi o segundo do início da era Dorival na Seleção Canarinho. Anteriormente, o Brasil obteve vitória por 1×0 contra a Inglaterra, em Wembley, na cidade de Londres. O técnico ainda terá pela frente dois outros amistosos, contra México e Estados Unidos, antes da estreia pela Copa América em junho. O Brasil está no grupo D, que conta também com Colômbia, Paraguai e Costa Rica, primeira adversária na competição.

A seleção brasileira comandada por Dorival conseguiu saldo positivo depois dos amistosos contra Inglaterra e Espanha.

A Seleção Brasileira desde o início teve dificuldade de se impor. A Espanha se beneficiou em ataques principalmente pelos lados do campo até que, aos 10 minutos, Lamine Yamal fez uma jogada no lado direito da área e foi derrubado por João Gomes. Pênalti marcado e reclamação por parte dos brasileiros. Vale destacar que o jogo não contou com o auxílio do Árbitro de Vídeo (VAR). Rodri foi encarregado de bater o pênalti e, com um chute no meio do gol, abriu o placar.

A equipe de Dorival Jr. só conseguiu ter uma chance perigosa seis minutos depois do lance do primeiro gol da partida. Rodrygo fez boa jogada pela esquerda, tocou para Vini Jr, mas o camisa 7 chutou fraco nas mãos do goleiro. Os espanhóis Nico Williams, Fabián Ruiz e Dani Olmo perderam oportunidades valiosas. Porém, o próprio Olmo, aos 36 minutos, driblou dois marcadores com direito a caneta em Beraldo e finalizou de chapa, sem chances para Bento.

O segundo tento dos europeus, que dominavam a disputa até então, não surtiu tanto efeito, visto que aos 39 minutos, o goleiro Unai Simon deu um presente e entregou a bola nos pés de Rodrygo. O atacante brasileiro diminuiu o placar do jogo em chute de cavadinha. Ainda no final da primeira etapa, deu tempo para Rodri conseguir acertar uma finalização de primeira, mas Bento fez ótima defesa.

Na volta do intervalo, Andreas Pereira e Endrick foram duas das substituições que funcionaram e ajudaram os brasileiros. O atacante, inclusive, marcou o gol de empate com quatro minutos em campo. Depois de uma cobrança de escanteio desviada, Endrick pegou de primeira e contou com desvio para fazer o 2 a 2. A Espanha havia oferecido perigo em duas oportunidades anteriores, mas o placar foi uma ducha de água fria por alguns instantes. Tempo suficiente para o Brasil quase fazer o terceiro, em bela jogada de Rodrygo na direita, que arrancou e só parou quando Simon defendeu. Pouco depois, a La Roja conseguiu voltar a se impor, chegando a quase marcar num chute de Dani Olmo que Bento precisou defender e evitar o gol no rebote.

Aos 39 minutos do segundo tempo, Beraldo derrubou Carvajal dentro da área e, outra vez, acerca de muita reclamação e discordância, o árbitro marcou pênalti. Bola para um lado e goleiro para o outro. Rodri anotava o terceiro gol da Seleção Espanhola. Mas, ainda nos acréscimos, em tentativa de Galeno finalizar cruzamento para a área, Carvajal segurou a perna do ponta esquerda brasileiro do com a mão. Olhos vidrados para Paquetá, que, por sua vez, no último lance da partida fez o terceiro gol do Brasil e o sexto do jogo.

Ficha técnica

Gols: Rodri (2x) e Dani Olmo (ESP) / Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá (BRA)

Cartões amarelos: Le Normand e Laporte (ESP) / Bruno Guimarães, Endrick e Andreas Pereira (BRA)

Local: Santiago Bernabeu, em Madrid (ESP)

Data e hora: 26/03/2024, às 17h30 (Brasília)

Árbitro: Antonio Nobre (POR)

Auxiliares: Bruno Miguel Alves de Jesus (POR) e Luciano Antonio Gomez Maia (POR)

VAR: A partida não teve o Árbitro de Vídeo.

Espanha: Unai Simón; Carvajal, Le Normand (Cubarsí), Laporte e Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo; Lamine Yamal (Jesús Navas), Nico Williams (Sancet) e Morata (Oyarzabal). Técnico: Luis de la Fuente

Brasil: Bento; Danilo (Yan Couto), Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães (André), João Gomes (Andreas Pereira) e Lucas Paquetá; Vini Jr. (Douglas Luiz), Rodrygo (Galeno) e Raphinha (Endrick). Técnico: Dorival Júnior

Foto de capa: Rafael Ribeiro/CBF

Reportagem de Victor Ferreira Santos, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil vence de forma emblemática em Wembley após mudanças nos casos Robinho e Daniel Alves

LEIA TAMBÉM: Brasil é confirmado pela Fifa como candidato à sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

0 comentário em “Em jogo de seis gols, Brasil marca no fim e empata com a Espanha

Deixe um comentário