Esporte

Hugo vira herói, Gabigol perde pênalti e Corinthians está na final da Copa do Brasil

Hugo Souza defendeu dois pênaltis e ajudou o Timão a derrotar a Raposa na Neo Química Arena

O Corinthians está na final da Copa do Brasil. Mesmo derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro no tempo normal, no último domingo (14), na Neo Química Arena, o Timão contou com uma atuação decisiva de Hugo Souza na disputa por pênaltis para vencer por 5 a 4 e garantir a vaga na decisão. O goleiro alvinegro defendeu duas cobranças, incluindo uma de Gabigol, e foi o herói da classificação.

Empurrado pela necessidade de reverter a desvantagem do jogo de ida, o Cruzeiro começou melhor a partida. Embora o Corinthians tivesse mais posse de bola nos primeiros minutos, foi a equipe mineira quem criou as primeiras chances. Kaio Jorge e Matheus Pereira levaram perigo logo no início, exigindo boas intervenções de Hugo Souza.

Com o passar do tempo, o meio-campo do Cruzeiro passou a se impor. Matheus Henrique e Matheus Pereira encontravam espaços com facilidade, enquanto o Corinthians marcava à distância e tinha dificuldades para controlar o jogo. Aos 16 minutos, Matheus Pereira arriscou uma bicicleta dentro da área, Hugo defendeu, e Sinisterra desperdiçou o rebote, chutando para fora. Pouco depois, Kaio Jorge finalizou de primeira, novamente parando no goleiro corintiano.

A pressão visitante foi recompensada aos 39 minutos. Em jogada trabalhada pelo lado direito, William tocou para Christian, que cruzou na medida para Arroyo, que havia acabado de entrar no lugar de Sinisterra. O equatoriano subiu livre e cabeceou firme para abrir o placar, deixando tudo igual no agregado. O Cruzeiro foi para o intervalo dominando as ações e com mais volume ofensivo.

O Cruzeiro voltou ainda mais agressivo para a segunda etapa e precisou de apenas cinco minutos para virar o jogo. Em contra-ataque rápido, Lucas Silva cruzou para Kaio Jorge, que partiu no limite do impedimento e serviu Arroyo. O atacante apenas empurrou para o fundo da rede. O gol chegou a ser anulado pelo bandeirinha, mas o VAR confirmou a posição legal, colocando a Raposa em vantagem e, momentaneamente, garantindo a vaga na final.

A resposta do Corinthians foi imediata. Após cobrança de falta de Rodrigo Garro, a defesa do Cruzeiro se atrapalhou, Cássio não conseguiu afastar bem e Matheus Bidu apareceu para cabecear no fundo da rede. O gol deu novo ânimo ao Timão, que cresceu na partida e passou a pressionar.

Com as entradas de Garro e Raniele, o Corinthians ganhou intensidade no meio-campo e criou boas oportunidades. Bidu quase virou o jogo ao acertar uma bicicleta no travessão e o time alvinegro empilhou chances, mas parou na defesa cruzeirense. No apito final, a vitória por 2 a 1 do Cruzeiro levou a decisão para os pênaltis.

Na disputa da marca da cal, Hugo Souza voltou a ser decisivo. Depois de defesas importantes durante o jogo, o goleiro pegou as cobranças de Gabigol e Walace garantindo a classificação corintiana. Breno Bidon converteu a última penalidade e selou a vaga do Timão na final da Copa do Brasil.

Agora, o Corinthians enfrentará na final da competição o Vasco da Gama, que superou o Fluminense na outra semifinal também pelos pênaltis. A equipe paulista segue na busca pelo tetracampeonato do torneio. Anteriormente, venceu as edições de 1995, 2002 e 2009. Enquanto isso, os cariocas vão atrás do segundo título, visto que o cruzmaltino foi campeão da Copa do Brasil apenas uma vez em 2011.

Foto de capa: Rodrigo Coca / Corinthians

Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Flamengo vence o Pyramids e avança à final da Copa Intercontinental

LEIA TAMBÉM: Vasco vence Fluminense de virada no Maracanã e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

2 comentários em “Hugo vira herói, Gabigol perde pênalti e Corinthians está na final da Copa do Brasil

  1. Pingback: Vasco supera Fluminense nos pênaltis e avança para a final da Copa do Brasil | Agência UVA

  2. Pingback: PSG vence Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental em Doha | Agência UVA

Deixe um comentário