O Flamengo venceu o Cruz Azul por 2 a 1 nesta quarta-feira (10), no Estádio Ahmed bin Ali, no Catar, e garantiu vaga na semifinal da Copa Intercontinental da Fifa. O jogo, marcado pelo equilíbrio durante os 90 minutos, teve Arrascaeta como protagonista ao marcar os dois gols rubro-negros no confronto que valeu o título simbólico do “Derby das Américas”. Com a conquista do Derby das Américas, Filipe Luís garante o seu sexto título no comando do Flamengo.

(Foto: Reprodução/Flamengo)
A partida foi importante para ambas as equipes. O Cruz Azul buscava a recuperação após a eliminação recente no Campeonato Mexicano, enquanto o Flamengo estreava no torneio embalado pelos títulos do Brasileirão e da Copa Conmebol Libertadores.
O rubro-negro carioca abriu o placar logo aos 15 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Gonzalo Piovi errou ao tentar inverter a jogada, entregou a bola nos pés de Arrascaeta, que por sua vez, driblou com categoria para superar o goleiro Andrés Gudiño, substituto do lesionado Kevin Mier.
O Cruz Azul respondeu rapidamente. Aos 19, Rotondi finalizou com perigo, levando a bola rente ao poste direito de Rossi. A equipe mexicana cresceu após o gol sofrido e chegou a marcar aos 42 minutos, em jogada aérea bem trabalhada, mas o lance foi anulado por impedimento.
Dois minutos depois saiu o empate. Em bola que veio da esquerda do ataque, Jorge Sánchez acertou um chute sem pulo, forte e preciso, de fora da área, sem chances para Rossi. O 1 a 1 fez jus à postura do Cruz Azul, que aproveitou a queda de intensidade do Flamengo após abrir o placar.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O retorno do intervalo trouxe mudanças com Gonzalo Plata entrando no lugar de Samuel Lino. O Cruz Azul começou pressionando, e Gabriel Fernández obrigou Rossi a fazer boa defesa logo no início.
O Flamengo buscou equilibrar a partida marcando alto, tentando aproveitar as saídas erradas da defesa mexicana, sendo o ponto mais vulnerável do adversário. A disputa pela posse ficou tão intensa que, aos 21 minutos, os números chegaram a 50% para cada lado pela primeira vez no jogo.
Aos 22, Filipe Luís colocou Everton Cebolinha no lugar de Carrascal. A entrada mudou a dinâmica ofensiva do time. Mesmo antes do segundo gol, Plata já havia assustado com um chute colocado aos 25 minutos. Um minuto depois, o Flamengo retomou a liderança do placar.
Arrascaeta recebeu em profundidade, tentou o passe, a defesa cortou parcialmente e a bola voltou para o uruguaio, que finalizou de cavadinha para marcar seu segundo gol na partida. O rubro-negro, já dominante naquele momento, transformou a superioridade em vantagem.
Cebolinha seguiu sendo um dos destaques e aos 35 minutos encontrou Luiz Araújo que finalizou para a defesa de Gudiño. Já, aos 40, após escanteio batido pelo próprio Cebolinha, Léo Ortiz cabeceou, mas Jorge Sánchez salvou em cima da linha.
Com a vitória, o Flamengo conquistou o “Derby das Américas” e avançou para a semifinal da Copa Intercontinental da Fifa. Na próxima fase, o adversário será o Pyramids, do Egito, que eliminou o Al Ahli, da Arábia Saudita, e o Auckland City, da Nova Zelândia, nas fases anteriores. O confronto está marcado para o próximo sábado (13), às 14h (de Brasília), que valerá o título da Challenger Cup.
Foto de capa: Reprodução/Flamengo
Reportagem de João Marcos Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2026: veja todos os grupos
LEIA TAMBÉM: Norris termina em terceiro e conquista seu primeiro título mundial na F1

Pingback: Corinthians vence no Mineirão e sai na frente na semifinal da Copa do Brasil | Agência UVA
Pingback: De virada Vasco vence Fluminense no Maracanã e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil | Agência UVA
Pingback: Flamengo vence o Pyramids e avança à final da Copa Intercontinental | Agência UVA