Cinema Cultura

“Five Nights at Freddy’s 2” acerta na sequência e se destaca nas adaptações de jogos

Dois anos após “Five Nights at Freddy's: O Pesadelo Sem Fim”, chega hoje aos cinemas a continuação direta dos acontecimentos do primeiro filme.

Da famosa franquia de jogos e livros “Five Nights Ats Freddy’s”, o filme “Five Nights at Freddy’s 2” conta com direção de Emma Tammi e roteiro escrito pelo próprio criador da franquia, Scott Cawthon, e produzido pela Blumhouse productions e Universal Pictures.

O elenco do filme também contém grandes nomes como Megan Fox como Toy Chica, Matthew Lillard como William Afton e Mckenna Grace como Lisa.

Elenco do filme na première nos cinemas (Reprodução/X)

Após os traumas sofridos por Abby (Piper Rubio), Mike Schmidt (Josh Hutcherson) e pela policial Vanessa (Elizabeth Lail) no primeiro filme, eles tentam agora viver uma vida normal, mesmo ainda relembrando o passado. Porém, uma nova ameaça surge e faz com que Mike se esforce para salvar sua irmã mais uma vez.

O filme se aprofunda ainda mais no abandonado restaurante Freddy Fazbear’s Pizza, famoso nos anos 80 por suas diversas atrações, mas também pelo desaparecimento de crianças, tragédia que gerou o fechamento do estabelecimento. O filme retrata como um lugar mágico foi criado para encobrir atos inimagináveis, e como a dor e a vingança ainda continuam presentes ali, mesmo abandonado. 

Apesar da classificação para maiores de 14 anos, o filme consegue trazer muitos momentos de terror e suspense, misturando o sobrenatural com animatronics super tecnológicos possuídos por almas de crianças em uma atmosfera que assusta o público em vários momentos. Aparentemente, Scott Cawthon escutou as críticas dos fãs sobre a falta desses elementos no primeiro filme, fazendo diferente na sequência da trama.

Ainda sobre a direção, o filme usou bem os jogos de câmera a favor do efeito surpresa. Às vezes, uma simples mudança de ângulo, combinada com uma música assustadora e iluminação baixa, já foi suficiente para gerar tensão.

Os dois primeiros filmes são adaptações dos dois primeiros jogos, lançados lá em 2014. Mas Scott já deixou claro que os jogos e os filmes não se passam no mesmo universo. Trata-se de uma história de outro universo, porém há elementos e cenários inspirados nos jogos, feitos especialmente para os fãs da saga, como easter eggs e trilhas sonoras e até convite de influenciadores que falam do game.

Pôster de divulgação oficial do filme (Reprodução/X)

Muitos dos personagens do filme também são bem trabalhados e carismáticos. Um destaque é a construção dos animatronics, cheia de detalhes que mostram o cuidado com a produção. Outro fator, é a caracterização de Matthew Lillard como William Afton, o responsável pelo assassinato das crianças. A forma como ele transmite o sentimento do vilão foi muito aclamada pelo público desde o primeiro filme, na sequência se mostra melhor ainda.

Entretanto, a falta de desenvolvimento dos personagens desse filme pode ser um problema, deixando de fora alguns que são peças-chave na história, mas sequer tiveram três cenas ao decorrer da produção. Embora o filme tenha sido uma boa experiência, o final deixa um sentimento misto, decepcionando o público, mas conquistando ao mesmo tempo. Isso porque o encerramento não mostrou o desfecho de várias situações, deixando muitas pontas soltas, com as cenas finais podendo ter sido diferentes, mostrando pelo menos o desfecho de algumas situações. 

Para felicidades dos fãs, o final e as cenas pós-créditos confirmam que haverá um terceiro filme e está mais próximo do que pensam. Ao contrário do primeiro, este segundo longa parece ter terminado propositalmente sem um desfecho, justamente para deixar a história pronta para ser contada na sequência.

O criador da saga é conhecido pelos fãs pelas diversas histórias e pela confusão para entender a lore de suas obras. Porém, ao contrário dos livros e dos jogos, talvez no cinema isso não aconteça.

Como a história é uma continuação direta, é altamente recomendado assistir ao primeiro filme, antes de assistir o segundo. O primeiro filme está disponível no catálogo na Netflix.

FICHA TÉCNICA:

Titulo: Five Nights Ats Freddy’s 2

Direção: Emma Tammi

Gênero: Terror

Duração: 1h 40m

Foto de capa: Reprodução/X

Reportagem de Rafael Costantino, com edição de texto de Gabriel Goulart

LEIA TAMBÉM: “Se Não Fosse Você” é o romance que foge do clichê e marca acerto da produtora

LEIA TAMBÉM: “Wicked: Parte 2” reforça que o amor de uma amizade pode mudar tudo

1 comentário em ““Five Nights at Freddy’s 2” acerta na sequência e se destaca nas adaptações de jogos

  1. Avatar de @Universal PicturesBRA
    @Universal PicturesBRA

    Bom fnaf 2 gosto muito que fofos demais 🤩😁👏👍🎉🐰🐻🐔🐺😃😍🤗

Deixe um comentário