O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação federal que mede o desempenho de concluintes de cursos de graduação. A prova verifica o conhecimento adquirido ao longo da formação e o desenvolvimento de competências e habilidades previstas nos currículos. Integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade é obrigatório e sua regularidade consta no histórico escolar.
A participação no Enade é obrigatória para a emissão do diploma de qualquer graduado num curso caso essa pessoa se forme no ano em que seu curso deve prestar o exame. A prova ainda avalia a qualidade do curso e da instituição. Quanto melhor for o desempenho, mais forte será o reconhecimento da graduação no mercado, e, consequentemente, mais valorizado será o diploma.
Assim, a Agência UVA entrevistou alguns coordenadores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e eles falaram um pouco sobre como a instituição e os seus respectivos cursos estão se preparando para o exame. A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Erica Ribeiro, abordou o método de preparação que a Universidade tem com os alunos acerca do exame.
“A gente prepara o aluno para atuação no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da sua atividade na sociedade. O Enade acaba tendo um peso em algumas questões que a gente desenvolve, mas não tanto”, explica a professora.
Para a professora, a formação acadêmica não se limita ao conteúdo das disciplinas, mas envolve também a preparação contínua para os desafios profissionais que aguardam os alunos fora da universidade. Ela destaca que esse processo começa desde os primeiros períodos, quando o estudante passa a ser exposto a demandas que simulam o ambiente real de trabalho.
“A partir do momento que o estudante, entra na instituição, ele já está se preparando para o mercado e, consequentemente, a fazer qualquer tipo de avaliação, seja o Enade, seja uma avaliação de estágio ou uma de concurso público”, complementa a docente.
Outro curso que neste ano também terá a aplicação de prova para os seus estudantes é a graduação de Direito. Com isso, a coordenadora deste curso na UVA, Mary Chalfun, abordou que a preparação para essas avaliações é incorporada ao cotidiano acadêmico, fazendo parte de diferentes etapas da formação dos estudantes.
“Durante todo o ano nas avaliações, oficinas e disciplinas os alunos são preparados para desenvolver da melhor forma possível o Enade. No caso do curso de Direito, essa preparação inclui não apenas o Enade, mas também a OAB, sempre com foco em aprimorar a interpretação de texto e o raciocínio dos estudantes”, conta a coordenadora.
Confira abaixo outro trecho com a fala de Mary Chalfun:
O desempenho da UVA no Enade apresenta 19 cursos entre as maiores pontuações. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o exame também avalia os currículos dos cursos de graduação e a estrutura das instituições de ensino superior.
O coordenador do curso de Jornalismo da UVA, Altayr Derossi, abordou a parte da universidade acerca dos resultados do Enade. Para o docente, o desempenho institucional no Enade não apenas reflete a qualidade do ensino, como também reforça a posição da instituição em que trabalha nos principais indicadores de avaliação.
“O Enade é fundamental para mantermos o padrão de qualidade que a Veiga alcançou. A prova funciona como um termômetro que evidencia a capacidade da universidade de cumprir suas funções de acordo com as exigências do mercado. Quando mencionamos a Universidade Veiga de Almeida, estamos bem posicionados nos rankings, com notas 4 e 5, resultado diretamente ligado ao desempenho consistente no Enade”, comenta o docente.

(Foto: Divulgação/UVA)
Confira os horários da Prova
- Data da Prova: 23 de novembro de 2025
- Abertura dos Portões: 12h
- Fechamento dos Portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: 17h30
Quem fará o Enade?
Em 2025, os cursos que participarão do Enade são: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Geografia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras – Inglês/Português, Letras- Português, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais, Psicologia e Relações Internacionais.
No Rio de Janeiro, as provas serão aplicadas em três locais: na UFRJ – campus Praia Vermelha, em Botafogo; na UFRJ – campus Fundão, na Ilha do Governador; e, por fim, na Universidade Estácio de Sá, também na Ilha do Governador.
Foto de capa: Reprodução/Pexels
Reportagem de Joyce Guilherme, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Anos perdidos: veja como foi a realidade de quem tentou estudar no isolamento social
LEIA TAMBÉM: Estudantes contam com apoio do projeto “Lá Vem o ENEM” na preparação para o exame

0 comentário em “Enade 2025: professores da UVA comentam sobre a realização da prova”