Cinema Cultura

“Wicked: Parte 2” reforça que o amor de uma amizade pode mudar tudo

Parte final da produção da Universal chega aos cinemas nesta quinta-feira (20)

Após um ano, “Wicked” retorna aos cinemas nesta quinta-feira (20) com a continuação do primeiro filme. A história vai além da amizade de Glinda (Ariana Grande) e Elphaba (Cynthia Erivo) no mundo fantasioso de Oz, mostrando como uma mentira muitas vezes contada pode se tornar verdade.

A produção com direção de Jon M. Chu começa a primeira hora mostrando como está a vida atual dos personagens após a rebelião de Elphaba. Cada um se encontra em um momento específico da vida onde aqui ressalta a visão de Glinda, que se encontra onde sempre quis, amada por todos e feliz, mas a que custo?

Glinda e Elphie se reencontram no casamento de Glinda.
(Foto: Divulgação/Rotten Tomatoes)

Assim, “Thank goodness/I couldn’t be happier” mostram a posição de Glinda em ter conquistado seus sonhos, mas ainda o sentimento de negação sobre como chegou lá. Os vocais de Grande intercalam entre diferentes estilos, mostrando a dedicação da cantora, e agora atriz, para o papel.

Além disso, a vida de Nessarose (Marissa Bode), irmã de Elphaba, também se destaca com sua nova posição social: agora governadora, seguindo os passos de seu pai. Nessa comanda, a vila dos Munchkins e tem Boq (Ethan Slater) ao seu lado e tudo desmorona quando Boq descobre o casamento de Glinda, por quem sempre foi apaixonado. Madame Morrible (Michelle Yeoh), também se destaca quando os papéis são invertidos entre ela e O Mágico (Jeff Goldblum).

O segundo filme mostra a verdade sobre todos de Oz. A maldade nunca foi exclusiva de Elphaba, a personagem foi apenas usada como um mártir para que os outros parecessem bons. Isso se evidencia ao se perceber as mentiras e a forma como Glinda, conhecida como “A Boa”, reage após Fiyero (Jonathan Bailey) mudar os seus pensamentos.

Glinda e Elphaba se confrontam após separação.
(Foto: Reprodução/X)

Chegando na personagem principal, Elphaba é a prova de que quando se deixa as pessoas dizerem quem são, não importa o quanto se tente provar o contrário, eles sempre tem razão. Ainda conhecendo o grimmerie, a Bruxa Má do Oeste conjura feitiços na intenção de ajudar e tudo foge do controle quando ela não sabe o que proclama enquanto “No Good Deed” toma conta da cena. Cynthia Erivo consegue elevar o longa com seus vocais e descreve o sentimento que nem mesmo suas tentativas de boas ações servem para o povo de Oz.

O filme termina com a sensação de tudo resolvido, quando Glinda e Elphaba se encontram pela última vez antes da visita inesperada de Dorothy derrote Elphie. A cena, totalmente baseada na peça da Broadway e no filme “O Mágico de Oz” de 1939, traz a emoção que Ariana e Cynthia vêm transmitindo durante toda a turnê de divulgação do longa. Toda entonação, amor e cuidado são trazidos para fora da tela e representam o que Glinda e Elphaba sentem uma pela outra.

Ariana Grande crava todas as chances de conquistar a estatueta de ouro ao Oscar de “Atriz Coadjuvante” com o final de reviravolta de sua personagem. No decorrer do filme, Glinda intercala entre a emoção e a razão, tomando decisões que mudam e definem a trajetória da trama, onde Ariana consegue expressar isso com clareza e deixa clara a sua vontade vitória.

Confira o trailer de “Wicked: Parte 2”:

FICHA TÉCNICA:

Título: Wicked: Parte 2

Direção: Jon M. Chu

Gênero: Drama e ação

Duração: 2 horas e 17 minutos

Classificação: 10 anos

Foto de capa: Reprodução/X

Crítica de Gabriel Goulart, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil entra de vez na rota das grandes turnês promocionais de Hollywood

LEIA TAMBÉM: Grammy 2026: veja as indicações da nova edição da premiação

4 comentários em ““Wicked: Parte 2” reforça que o amor de uma amizade pode mudar tudo