O Grande Prêmio (GP) de São Paulo de Fórmula 1 aconteceu na tarde deste domingo (9), no Autódromo de Interlagos. Lando Norris (McLaren) foi o vencedor da prova, com uma performance dominante. Kimi Antonelli (Mercedes) terminou em segundo, e Max Verstappen (Red Bull), com mais uma grande apresentação, largou dos boxes e chegou em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) teve um fim de semana difícil e abandonou a disputa após sofrer um acidente.
As disputas em Interlagos já começaram no sábado (8), com a corrida sprint. Norris aproveitou a pole position, teve uma boa largada e venceu sem maiores problemas. Antonelli ficou em segundo, e George Russell, em terceiro. Piastri rodou ao passar com a roda na zebra molhada e não completou a prova. Com a vitória, Lando somou oito pontos no Campeonato Mundial de Pilotos e aumentou a distância para Oscar. Verstappen chegou em quarto e garantiu cinco pontos.
Na corrida regular de domingo, Norris também largou na pole. O piloto britânico manteve o ritmo forte de todo o fim de semana e venceu sem dar brechas para ser ultrapassado por seus adversários. Antonelli apresentou um bom desempenho, saiu em segundo e manteve a posição até o final. O piloto italiano ainda teve um toque com Oscar Piastri (McLaren) e Charles Leclerc (Ferrari), que resultou em uma punição de dez segundos para o australiano, além de causar o abandono do piloto da Ferrari. Kimi ainda sofreu pressão de Verstappen na parte final da prova, mas resistiu.
Max, por sua vez, largou dos boxes, pois não teve um bom resultado na classificação e decidiu sofrer uma punição por optar em trocar o motor de seu carro. O holandês fez uma corrida de recuperação, realizou diversas ultrapassagens e saiu da última posição para terminar no pódio. Outro destaque foi novamente Oliver Bearman (Haas), que teve mais uma boa prova e terminou em sexto.
A atuação de Piastri, que briga diretamente pelo título no Campeonato Mundial de Pilotos, segue abaixo do esperado em comparação com o restante da temporada. O australiano largou na quarta posição, não conseguiu um bom desempenho para ultrapassar seus adversários e, após se envolver no toque com Antonelli, caiu para quinto, onde terminou. Gabriel Bortoleto, que corria em casa, teve um fim de semana para esquecer, pois abandonou ambas as corridas devido a acidentes.
Outro piloto que não teve uma boa etapa no Brasil foi Lewis Hamilton (Ferrari). O cidadão honorário brasileiro sofreu um toque logo no começo da prova, o que prejudicou seu desempenho. Ele ainda tentou continuar na disputa após realizar um pit-stop, mas se retirou nas voltas seguintes. Com o duplo abandono dos pilotos da Ferrari, foi a terceira vez na temporada que a escuderia italiana zerou em pontos, as outras foram no Grande Prêmio da China e no da Holanda.

(Foto: Reprodução/F1)
Com a vitória, Norris ampliou a vantagem na liderança para 24 pontos em relação a Piastri e 49 sobre Verstappen na disputa do Campeonato Mundial de Pilotos. A Fórmula 1 entra agora em sua reta final, restando apenas três provas para o encerramento da temporada. A próxima corrida será disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, daqui a duas semanas.
Foto de capa: Reproduçao/F1
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: Ancelotti convoca Seleção para os últimos amistosos de 2025
LEIA TAMBÉM: GP de São Paulo marca disputa tripla pelo campeonato mundial

Pingback: Brasil bate o Senegal em amistoso preparatório para a Copa do Mundo | Agência UVA
Pingback: Atuação apagada marca empate da Seleção com a Tunísia em Lille | Agência UVA
Pingback: Verstappen vence em Las Vegas e reacende disputa pelo título de 2025 | Agência UVA