Diante de mais de 70 mil pessoas e um mosaico que estampava a frase “Fé no Mengo”, o Flamengo venceu o Racing (ARG) por 1 a 0, na noite da última quarta-feira (22), no Maracanã. O duelo foi válido pelo jogo de ida da semifinal da Copa Conmebol Libertadores. O herói da partida foi Carrascal, que marcou o gol aos 43 minutos do segundo tempo e fez a festa explodir nas arquibancadas.
O resultado garante a vantagem do empate ao time carioca no jogo de volta, que acontece na próxima quarta-feira (29), no El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina. O vencedor do confronto encara Palmeiras ou LDU (EQU) na grande final do torneio continental.
O Maracanã viveu mais uma noite de Libertadores daquelas que testam o coração do torcedor. O Flamengo começou a partida tentando impor o ritmo esperado empurrado por uma torcida que não parou de cantar desde o início.
A principal surpresa de Filipe Luís foi justamente o nome que mudaria o jogo: Carrascal. O colombiano foi o jogador mais ativo na etapa inicial, arriscando jogadas individuais e levando perigo ao gol de Cambeses, destaque do time argentino na noite.
Arrascaeta também apareceu bem, acertando a trave aos 21 minutos em uma das melhores chances do primeiro tempo. Mas, o Racing respondeu com força aos 33. Rossi fez um milagre em um toque desviado após escanteio, evitando o gol adversário. O equilíbrio marcou a primeira metade, com o Flamengo um pouco mais presente no campo de ataque, mesmo sem conseguir furar a marcação.
O segundo tempo manteve o tom tenso da partida. A equipe argentina chegou a balançar as redes aos 56 minutos, mas o gol foi anulado após falta de Sosa em Carrascal. O Flamengo, com mais posse de bola (chegou a 72%), tentava encontrar espaços, mas esbarrava na boa atuação defensiva da equipe de Gustavo Costas.
Filipe Luís promoveu mudanças com Ayrton Lucas, Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique que entraram para dar novo fôlego ao time. As chances voltaram a surgir e Cambeses fez mais uma defesa impressionante em chute de Lino e o VAR ainda anulou um gol do próprio atacante por impedimento.
Quando o jogo parecia caminhar para o 0 a 0, Carrascal apareceu de novo. Aos 88 minutos, após rebote de uma grande defesa de Cambeses, o colombiano arriscou da entrada da área. A bola desviou na defesa e entrou lentamente, no estilo clássico de gol de Libertadores. O Maracanã, que já pulsava, veio abaixo com o grito de “Mengo”.
O Flamengo não fez uma atuação dominante, mas mostrou maturidade e controle emocional para vencer. O Racing, embora tecnicamente inferior, foi fiel ao estilo copeiro, competindo em cada bola e resistindo até onde deu. Com o placar mínimo, o rubro-negro vai para o jogo de volta com a vantagem do empate para alcançar mais uma final de Libertadores.
Foto de capa: Gilvan de Souza/Flamengo
Reportagem de João Marcos Freitas, com edição de texto de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: NBA: temporada nova, elencos repaginados e muita expectativa em quadra
LEIA TAMBÉM: Verstappen vence com autoridade o GP dos Estados Unidos

Pingback: LDU faz 3 a 0 no Palmeiras e se aproxima da vaga na final da Libertadores | Agência UVA
Pingback: Flamengo vence mais uma em casa e mantém 100% no NBB | Agência UVA