Na manhã desta terça-feira (14), o Brasil foi derrotado pelo Japão pelo placar de 3 a 2, em Tóquio, no segundo amistoso de preparação para a Copa do Mundo nesta Data Fifa. Os gols japoneses foram marcados por Minamino, Nakamura e Ueda; o Brasil marcou com Paulo Henrique e Martinelli.
Após um bom primeiro tempo, em que foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, a Seleção Brasileira sofreu a virada em apenas 25 minutos. Foram três gols sofridos no segundo tempo, todos após erros claros na defesa, em especial do zagueiro Fabrício Bruno.
O primeiro tempo começou com muito estudo de ambas as equipes. A Seleção Brasileira dominou as ações ofensivas, trocando passes rápidos para superar a forte marcação japonesa. O Japão chegou com perigo aos 20 minutos, em finalização de Ueda dentro da área.
Aos 25 minutos, em jogada trabalhada pela direita, o lateral Paulo Henrique finalizou uma bela assistência de Bruno Guimarães e abriu o placar. Aos 31, em outra boa jogada, desta vez pela esquerda, Gabriel Martinelli ampliou para o Brasil.

Na volta do intervalo, o jogo mudou completamente. O Japão voltou com modificações e, logo aos 6 minutos, após erro de passe na saída de bola de Fabrício Bruno, Minamino apenas empurrou para as redes.
Mesmo após as mudanças do Brasil, os japoneses seguiram melhores. Aos 17 minutos, Nakamura finalizou dentro da área após cruzamento pela direita e empatou a partida. A Seleção Japonesa continuou pressionando e, aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Ueda se antecipou à defesa e marcou o terceiro gol, garantindo a virada.
Escalações finais
Japão: Zion Suzuki, Watanabe, Suzuki e Taniguchi; Sano, Nakamura (Y. Soma), Kamada e Ueda (S. Machino); Kubo (J. Ito), Minamino (A. Tanaka) e Doan.
Técnico: Hajime Moriyasu.
Brasil: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (C. Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estevão), Vini Júnior (M. Cunha) e Gabriel Martinelli (Rodrygo).
Técnico: Carlo Ancelotti.
Próximos jogos
Os próximos amistosos do Brasil serão disputados na Europa, durante a Data Fifa de novembro. Os adversários ainda não foram definidos pela CBF, mas a tendência é que sejam equipes do continente africano.
Foto de Capa: Rafael Ribeiro/CBF
Reportagem Jonatha Crispim com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: CBF divulga novo calendário para o futebol brasileiro em 2026
LEIA TAMBÉM: Brasil domina e goleia a Coreia do Sul em amistoso

Pingback: Saiba como curtir a principal liga de beisebol em mês de World Series | Agência UVA