Cinema Cultura

40 anos de Estúdio Ghibli: confira títulos que chegam aos cinemas brasileiros

"Ghibli Fest" chega as salas de todo o país em comemoração ao aniversário do estúdio de animações

Na última quinta-feira (18), começou a primeira parte do “Ghibli Fest”, o festival organizado pela Sato Company, empresa que trabalha com distribuição de conteúdo audiovisual asiático no Brasil. Com isso, o evento trará 22 grandes sucessos do popular Estúdio Ghibli às telas dos cinemas nacionais.

Anunciado durante o Anime Friends, em julho deste ano, a programação faz parte da comemoração dupla dos 40 anos do Estúdio Ghibli e da Sato Company, pioneira na distribuição de conteúdos audiovisuais asiáticos no Brasil, incluindo os vencedores do Oscar “Godzilla Minus One”, do diretor Takashi Yamazaki, e “O Menino e a Garça”, lançamento mais recente do Estúdio Ghibli e dirigido por Hayao Miyazaki.

Contando com grandes sucessos do estúdio como “A Viagem de Chihiro”, “Castelo Animado”, “Meu Amigo Totoro” e “O Serviço de Entregas da Kiki”, o festival de filmes está disponível em sessões dubladas e legendadas em todas as regiões do país até a quarta-feira (1° de outubro).

Confira os filmes exibidos nesta primeira fase do festival:

“A Viagem de Chihiro” (2001)

Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçarias. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e quebrar uma maldição.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia

Classificação: Livre

Duração: 125 minutos

“Meu Amigo Totoro” (1988)

Cercadas pela natureza e pelos mistérios de sua nova casa, as irmãs Satsuki e Mei aprendem a lidar com a ausência da mãe por meio de encontros com criaturas mágicas que habitam a floresta, incluindo Totoro, um espírito guardião que só pode ser visto por crianças de coração puro.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia

Classificação: Livre

Duração: 86 minutos

“Túmulo dos Vagalumes” (1988)

Durante os bombardeios dos últimos meses da Segunda Guerra Mundial no Japão, um jovem tenta manter sua irmã viva em meio à fome, à perda e ao abandono. Brutal, porém poético, o filme conta uma história emocionante onde a beleza da luz dos vagalumes contrasta com a escuridão da tragédia humana.

Direção: Isao Takahata

Gênero: Guerra

Classificação: 12 anos

Duração: 89 minutos

“O Castelo Animado” (2004)

Baseado no livro homônimo de Diana Wynne Jones, o filme conta a história da jovem Sophie que, após ser transformada numa velha de 90 anos, encontra abrigo no castelo animado de Howl, um feiticeiro excêntrico e misterioso que, em meio a uma guerra, poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia

Classificação: Orientação parental sugerida

Duração: 119 minutos

“Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar” (2008)

Numa manhã, Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce, a quem ele nomeia Ponyo, o liberta e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo força o pequeno peixe a voltar às profundezas, onde vive com suas irmãs. Encantada pelo mundo humano, Ponyo foge para reencontrar Sosuke, numa história onde a magia também faz parte da natureza do dia-a-dia.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia

Classificação: Livre

Duração: 101 minutos

“Sussurros do Coração” (1995)

Apaixonada por livros, Shizuku sonha em ser escritora e decide ler 20 livros durante o verão. Curiosamente, todos os livros escolhidos pela adolescente já haviam sido lidos por Seiji Amasawa, um garoto que sonha em construir violinos.

Direção: Yoshifumi Kondo

Gênero: Drama

Classificação: Livre

Duração: 111 minutos

“Nausicaä do Vale do Vento” (1984)

Produzido pelo Estúdio Topcraft e levando à fundação do Estúdio Ghibli, o filme conta a realidade após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surgem florestas tóxicas e insetos gigantes. Nausicaä, princesa de um vale pacífico, descobre o estranho poder de sentir o que a floresta sente e tenta impedir a destruição definitiva do planeta por reinos em guerra.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Aventura, fantasia, sci-fi

Classificação: 12 anos

Duração: 117 minutos

“Meus Vizinhos, os Yamadas” (1999)

Contando as situações cotidianas de uma família japonesa moderna, o longa trata de problemas de lares comuns seguindo estrutura similar às de quadrinhos de jornal, focando em algum ponto interessante no cotidiano de Takashi (pai, um trabalhador comum), Matsuko (mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família).

Direção: Isao Takahata

Gênero: Comédia

Classificação: Orientação parental sugerida

Duração: 104 minutos

“Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins” (1994)

Os guaxinins das colinas de Tama passam a ser expulsos de suas casas graças à rápida expansão urbana. Na tentativa de impedir esse avanço, eles praticam e aperfeiçoam a antiga arte de transformação até que possam aparecer como humanos, usando seus poderes para tentar assustar o avanço da civilização.

Direção: Isao Takahata

Gênero: Comédia dramática, fantasia, kemono

Classificação: 10 anos

Duração: 119 minutos

“Memórias de Ontem” (1991)

Durante uma viagem ao campo, Taeko, de 27 anos, revive lembranças da infância e repensa suas escolhas, questionando se sua vida estressante é o que desejava quando era jovem.

Direção: Isao Takahata

Gênero: Drama, romance

Classificação: 10 anos

Duração: 118 minutos

“Eu Posso Ouvir o Oceano” (1993)

Dois amigos de escola têm sua relação abalada pela chegada de uma garota vinda de Tóquio, em um drama adolescente realista sobre sentimentos não ditos.

Direção: Tomomi Mochizuki

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Duração: 72 minutos

“Porco Rosso: O Último Herói Romântico” (1992)

Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um piloto solitário, amaldiçoado com o rosto de porco, que vive como caçador de recompensas nos céus da Itália pós-primeira Guerra, entre duelos aéreos e memórias dolorosas.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Aventura

Classificação: 14 anos

Duração: 94 minutos

“Vidas ao Vento” (2013)

Inspirado na vida real de Jiro Horikoshi, o filme acompanha a trajetória de um jovem que sonha em voar em um avião em formato de pássaro. Durante a busca pela realização deste objetivo, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá, e os planos de Jiro podem estar prestes a mudar.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Duração: 126 minutos

“Os Serviços de Entregas da Kiki” (1989)

Ao completar 13 anos, Kiki, uma jovem bruxa em formação, parte sozinha para uma jornada de um ano, acompanhada apenas por seu gato preto, para uma nova cidade e tenta se manter com um serviço de entregas enquanto enfrenta dúvidas sobre sua própria capacidade.

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia

Classificação: Livre

Duração: 103 minutos

A segunda parte do festival tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2026 e contará com oito filmes adicionais, incluindo clássicos e títulos menos conhecidos ou explorados do estúdio.

Foto de capa: Reprodução/Sato Company

Reportagem de Nathália Messias, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Conheça os seis filmes brasileiros que disputam vaga no Oscar 2026

LEIA TAMBÉM: “Hamilton” retorna aos cinemas brasileiros em setembro

3 comentários em “40 anos de Estúdio Ghibli: confira títulos que chegam aos cinemas brasileiros