Cidade Evento

Rio Innovation Week: Phelipe Siani alerta sobre a importância de uma comunicação clara e assertiva

Jornalista apresentou o método "Comeduxão", criado por ele mesmo

Na última terça-feira (12), o Rio Innovation Week promoveu um espaço de conversa e troca com Phelipe Siani, âncora da CNN Brasil e fundador da PHS Holding. A palestra, que aconteceu no palco “RIW Talks”, foi focada em reforçar a importância de uma comunicação clara e objetiva, mas que se destaque dos seus concorrentes. Com o título “Recomunique-se: porque uma comunicação commodity não vende nada para ninguém”, o apresentador alertou para a importância de uma comunicação estratégica.

Siani iniciou o painel fazendo uma dinâmica com a plateia, que consistia em uma espécie de telefone sem fio. Ele passou uma frase para uma pessoa e, ao longo da palestra, a mensagem foi passando pela platéia, até chegar a última pessoa. A intenção do apresentador era demonstrar, na prática, como é fácil que uma mensagem se perca e reforçar a importância de uma comunicação clara e estratégica.

O âncora da CNN aproveitou para alertar que, por mais que nem sempre seja evidente, muitas empresas enfrentam dificuldade na hora de se comunicar com o mercado e seus clientes. Isso acontece porque, em diversos casos, as marcas não seguem pilares básicos da comunicação, como empatia, assertividade, uso de dados e informações verdadeiras. 

Phelipe Siani destaca que, seguir trends pode não ser uma boa estratégia.
(Foto: Karla Maia/Agência UVA)

Utilizando alguns exemplos, o apresentador demonstrou a importância de ter credibilidade na hora de se comunicar, principalmente em um contexto em que todo mundo pode falar qualquer coisa, mas poucos fazem isso da melhor forma. Em uma época em que a atenção das pessoas está cada vez mais escassa, a comunicação tem que ser extremamente clara e objetiva.

Nesse sentido, Phelipe Siani reforçou o ponto central da palestra: a comunicação não pode ser tratada como commodity. Não é porque todo mundo está fazendo a comunicação de uma forma, que essa forma funciona para todo mundo. Nem sempre entrar em trends e fazer exatamente o que seus concorrentes estão fazendo, vai te trazer bons resultados. Por isso, é importante conhecer o seu público, definir bem o que você pretende comunicar e quais são os seus objetivos.

“Comunicação é sobre olhar para dentro, para os seus diferenciais, para o seu produto, para suas forças e para as suas ideias e objetivos. Não adianta ficar só olhando para fora e copiando o que seus concorrentes estão fazendo. A estratégia que funciona com alguém, não necessariamente vai funcionar com você”, reforçou Siani. 

Com mais de 20 anos de experiência com comunicação, o jornalista desenvolveu um método que chama de “Comeduxão”, voltado para comunicação de alta performance para empresas e criadores de conteúdo. A ideia é que, para se comunicar de uma boa forma, o comunicador precisa alinhar educação e conexão. A conexão está ligada a criar um conteúdo que converse e engaje com as pessoas e a educação consiste em reforçar que esse mesmo conteúdo cativante, também deve educar o público sobre o seu produto ou serviço. 

Jornalista criou o método “comeduxão” depois de trabalhar com comunicação por mais de 20 anos. (Foto: Karla Maia/Agência UVA)

O apresentador acredita que, unindo a educação e a conexão na produção de conteúdos e na comunicação como um todo, qualquer empresa ou criador de conteúdo consegue alcançar uma comunicação de alta performance. Ele ainda destacou que ações que trabalhem com a nostalgia e outros sentimentos humanos costumam gerar muita conexão e, consequentemente, engajamento. 

Por fim, Phelipe Siani reforçou que todas essas técnicas envolvendo a comunicação, precisam ser trabalhadas com constância e estratégia. O âncora também destacou que não existe um jeito certo ou errado para se comunicar, mas existem estratégias que geram mais resultados. Finalizou reforçando que a comunicação eficiente também é sobre traduzir informações, agregando conhecimento e se comunicando de forma única. 

“Não adianta usar várias técnicas, sem constância e sem repetir a sua mensagem ao longo do processo comunicativo. Constância é uma das chaves mais importantes. Comunicação a gente não faz olhando pro lado, a gente faz olhando pra dentro”, finalizou o jornalista.

Foto de capa: Karla Maia/Agência UVA

Reportagem de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Sebastian Vettel enfatiza “corrida a ser vencida” fora das pistas na Rio Innovation Week 2025

LEIA TAMBÉM: Eduardo Paes assina protocolo na Rio Innovation Week 2025 para permitir maior hub de data centers da América Latina

3 comentários em “Rio Innovation Week: Phelipe Siani alerta sobre a importância de uma comunicação clara e assertiva