O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou nesta última quinta-feira (14), um acordo com a Oracle e a Elea. O objetivo é fazer um grande data center na Barra da Tijuca. A assinatura aconteceu durante a realização do terceiro dia de Rio Innovation Week (RIW).
O projeto tem a meta de gerar 1,8 gigawatt de energia limpa e fornecer água sem limites. O objetivo é fazer com que a capital do Rio de Janeiro se torne o principal centro de Inteligência Artificial (IA) do Brasil. Durante o anúncio, Paes comentou sobre a iniciativa.
“No mundo inteiro, há uma crescente necessidade de capacidade computacional, e é para isso que precisamos de data centers. Eles demandam uma grande quantidade de energia, comparável ao consumo de uma cidade de médio porte. O Brasil tem a vantagem de contar com energia limpa e um ambiente geopolítico relativamente equilibrado e pacífico”, refletiu Paes sobre a importância da ação.

(Foto: Divulgação / Rio Innovation Week)
O prefeito da capital fluminense ainda acrescentou que esta é uma oportunidade que pode elevar a cidade como a capital da IA no Brasil num futuro próximo tendo em vista o crescimento deste ramo.
“Temos a oportunidade de consolidar o Brasil como fornecedor de capacidade computacional por meio dos data centers e esse é um passo para que o Rio de Janeiro se torne a capital da IA no país”, enfatizou o prefeito.
Alexandre Maioral, que é o presidente da Oracle Brasil, disse que o acordo vai ajudar a trazer conhecimento. Ele também falou que isso vai deixar mais forte a área de tecnologia no Brasil. Sidney Levy, que é o presidente da Invest.Rio, avisou que é importante guardar dados no Brasil. Hoje em dia, cerca de 60% das informações do Brasil estão guardadas nos Estados Unidos, especialmente na Virgínia.
O anúncio aconteceu na Rio Innovation Week, evento de tecnologia e inovação pelo qual ocorre no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Em 2025, o evento acontecerá de 12 a 15 de agosto e terão 60 palestras e 40 locais para apresentações. O evento mostra o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, ainda, promove soluções boas para todas as pessoas e que respeitem o meio ambiente.
Foto de capa: Divulgação / Rio Innovation Week
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Painel com Mumuzinho na Rio Innovation Week 2025 debate impactos do uso de IA na música
LEIA TAMBÉM: Marcelo Rubens Paiva e Eduardo Bueno conectam passado e presente do Brasil em palestra na Rio Innovation Week 2025

Pingback: Sebastian Vettel enfatiza “corrida a ser vencida” fora das pistas na Rio Innovation Week 2025 | Agência UVA
Pingback: Rio Innovation Week: Phelipe Siani alerta sobre a importância de uma comunicação clara e assertiva | Agência UVA