O Fluminense garantiu vaga nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes ao vencer o Al-Hilal por 2 a 1 nesta sexta-feira (4), no Camping World Stadium, em Orlando. O Tricolor saiu na frente com Martinelli, sofreu o empate no início do segundo tempo e assegurou a classificação entre os quatro melhores clubes do mundo com mais um gol decisivo de Hércules.
A partida começou em ritmo cauteloso, com as duas equipes se estudando e arriscando pouco. A primeira finalização só aconteceu aos 18 minutos, quando Nonato mandou para fora. À medida que o time carioca passou a se soltar mais em campo, encontrou dificuldades para criar pelo meio e passou a explorar os cruzamentos. O gol acabou saindo aos 39 minutos: Samuel Xavier levantou na área, a defesa afastou mal, Fluentes ficou com a sobra e tocou para Martinelli. O volante dominou e acertou um belo chute no canto esquerdo, sem chances para Bono.
Pouco depois, a equipe saudita quase empatou. Koulibaly aproveitou cobrança de falta próxima à área, subiu mais alto que a zaga e cabeceou no canto, obrigando o goleiro Fábio a fazer grande defesa. Na sequência, o árbitro holandês Danny Makkelie assinalou pênalti a favor do Al-Hilal, gerando protestos dos tricolores. Porém, após revisão no vídeo, o lance foi anulado, decisão comemorada como um gol pelos torcedores do Fluminense.

(Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C)
Nos primeiros minutos do segundo tempo, o brasileiro Marcos Leonardo deixou tudo empatado. O gol veio em cobrança de escanteio: Koulibaly, livre de marcação, ajeitou de cabeça para Marcos finalizar. A partir daí, o jogo ficou mais disputado, com chances para os dois lados. Cano teve uma das melhores oportunidades para recolocar o Fluminense na frente. Após recuo errado de Renan Lodi, o atacante ficou cara a cara com o goleiro, tentou driblar Bono para finalizar, mas o marroquino levou a melhor e, com a ponta dos dedos, conseguiu tirar a bola dos pés do camisa 14. Pouco depois, Cano teve nova chance, após Arias enganar a marcação e fazer um belo passe na entrada da área, mas acabou desarmado ao demorar a finalizar.
Depois de chances desperdiçadas por ambos os lados, aos 24 minutos Hércules marcou o gol que garantiu a classificação. A jogada começou com o próprio volante, que roubou a bola na intermediária e tentou um primeiro chute. Após desvio, Samuel Xavier ficou com a sobra, tabelou com Hércules e recebeu de volta. O volante então chutou cruzado, recolocando o Fluminense na frente.

(Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)
O Tricolor ainda teve a chance de ampliar o placar, com um chute de fora da área que arrancou boa defesa de Bono. Os minutos finais foram de muita pressão da equipe saudita, que insistiu nas bolas paradas. Fábio fez mais uma defesa importante, e a defesa tricolor se segurou como pôde para manter a vantagem até o apito final.
O time das Laranjeiras volta a campo pelas semifinais na próxima terça-feira (8), às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jérsei. O Fluminense aguarda a definição do adversário, que sairá do confronto entre Palmeiras e Chelsea, marcado para esta sexta-feira, às 22h.
Foto de capa: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Real Madrid supera a Juventus e se classifica às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: João Fonseca perde para Nicolas Jarry e se despede de Wimbledon na terceira rodada

Pingback: Palmeiras começa mal, busca o empate, mas cede a vitória ao Chelsea e está eliminado | Agência UVA
Pingback: PSG tem dois expulsos, mas vence o Bayern de Munique e está nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA
Pingback: João Pedro faz valer a “lei do ex”, coloca o Chelsea na final e elimina o Fluminense | Agência UVA