Aos 18 anos, João Fonseca segue impressionando no circuito profissional de tênis. Nesta quarta-feira (2), o jovem brasileiro superou o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1 com parciais de (6/4, 5/7, 6/2 e 6/4), em 3h13min de partida e garantiu vaga à terceira rodada de Wimbledon. É a primeira vez desde 2010, com Thomaz Bellucci, que um brasileiro chega tão longe na chave masculina do tradicional torneio britânico. Fonseca também se tornou o mais jovem tenista a alcançar essa fase desde o alemão Bernard Tomic, em 2011.
Jenson Brooksby, de 24 anos, é um adversário perigoso, o ex-número 33 do ranking mundial, vem em ascensão e foi vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne, também na grama, na semana passada. O norte-americano precisou vencer três partidas no qualificatório para entrar na chave principal de Wimbledon, o que confirma o bom momento na carreira.
Logo no início do jogo, Fonseca mostrou que não se intimidaria. Apesar de não conseguir a quebra no game inaugural, pressionou o saque do rival e demonstrou firmeza desde os primeiros pontos. Com um jogo agressivo e variando bem os golpes, especialmente com sua potente direita e o slice afiado, Fonseca aproveitou a primeira chance de quebra no quinto game para abrir vantagem. Mesmo ameaçado no oitavo game, quando Brooksby teve dois break points, o brasileiro resistiu e fechou o primeiro set em 6/4, após 34 minutos.
A segunda parcial foi equilibrada. Fonseca teve duas oportunidades de quebra no game inicial, mas não converteu. O set caminhava para o tie-break, mas Brooksby cresceu no momento decisivo. Depois de salvar dois set points no décimo game, Fonseca cedeu na terceira tentativa e viu o adversário empatar a partida ao vencer por 7/5.
Na pausa entre os sets, Fonseca optou por uma ida ao vestiário. A pausa surtiu efeito. O brasileiro voltou mais focado, quebrou logo no primeiro game e abriu 3/0. Embora tenha sofrido uma quebra na sequência, manteve o controle da parcial, voltou a ser dominante nos rallys e fechou o terceiro set em 6/2, retomando a liderança no placar.
No quarto e último set, Brooksby também fez uso do intervalo e voltou mais agressivo. Após games intensos e trocas potentes dos dois lados, Fonseca conseguiu a quebra no quinto game. Apesar de ter seu serviço ameaçado logo depois, escapou do break point com um ace e abriu 4/2. O norte-americano ainda devolveu a quebra e empatou em 4/4, mas Fonseca não se abateu, quebrou novamente e sacou para fechar, selando a vitória em 6/4.
Com o resultado, João Fonseca avança à terceira rodada em sua primeira participação em Wimbledon e consolida sua ascensão meteórica no circuito profissional. O jovem carioca, considerado uma das maiores promessas do tênis brasileiro, segue firme no Grand Slam britânico, escrevendo seu nome na história do esporte logo aos 18 anos.
João volta a quadra nesta sexta (4), contra o chileno de 29 anos Nicolás Jarry n° 143 do Ranking mundial em busca de uma vaga as oitavas de final de Wimbledon.
Foto de capa: Reprodução/Instragram @joaoffonseca
Reportagem de Tales Vieira, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM:Quebrando barreiras: como a comunidade LGBTQIAPN+ avança no esporte
LEIA TAMBÉM: João Fonseca estreia com vitória em Wimbledon e avança para segunda rodada

Pingback: João Fonseca perde para Nicolas Jarry e se despede de Wimbledon na terceira rodada | Agência UVA
Pingback: Equador e Uruguai protagonizam empate na abertura da Copa América Feminina | Agência UVA