O último jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes ocorreu na noite desta terça-feira (01) onde Borussia Dortmund (ALE) venceu o Monterrey (MEX) por 2 a 1. Com dois gols de Guirassy ainda no primeiro tempo, o time alemão garantiu a classificação mesmo com uma pressão da equipe mexicana e tendo muita dificuldade para jogar. Com esse resultado, o Borussia enfrentará o Real Madrid no próximo sábado (05), às 17h em confronto válido pelas quartas de final do torneio.
O jogo começou com o Borussia conseguindo o primeiro ataque eficiente logo aos cinco minutos, lançamento pro Adeyemi, onde ele tenta cruzar para a aréa mas termina em escanteio. Aos treze minutos de jogo, Bensebaini lançou para o Guirassy que armou uma excelente tabala com Adeyemi, o camisa 27 devolveu o passe e Guirassy conseguiu sair livre no meio dos zagueiros, batendo no canto direito do goleiro Andradae e abrindo o placar na partida.
O Monterrey continuou indo para cima, teve duas boas chances com Corona e finalizou quatro vezes ao gol no total do primeiro tempo. A equipe alemã sofria um pouco com os lançamentos contra sua defesa. Mesmo com toda essa melhora do adversário, a equipe marcou o segundo gol.
O Monterrey estava no campo de ataque quando Ryerson roubou a bola do jogador adversário, lançou para Adeyemi, que saiu em escapada e, mais uma vez, contribuiu com uma assistência para o camisa 9, que chegou batendo de primeira e colocou a bola no fundo da rede. A equipe mexicana teve boas chances, mas o Borussia, quando teve oportunidade, não perdoou e marcou duas vezes.
Mesmo com dois gols atrás no placar, os mexicanos não passaram a impressão de que estavam derrotados, e era possível esperar um grande segundo tempo. E foi isso que aconteceu. Com três minutos de jogo, Jesús Corona cruzou para Aguirre, que venceu a marcação de Ryerson e, de cabeça, contribuiu com uma assistência para o gol de Berterame.
O camisa sete cabeceou para o gol e venceu o goleiro Kobel. Após o gol, o Monterrey melhorou e passou a buscar o empate a todo momento. Canales encontrou Jesús, lançou a bola para ele, que conseguiu deixar a linha de defesa para trás e ficou cara a cara com Kobel, mas finalizou em cima do goleiro, facilitando a defesa.
Por volta dos 60 minutos de jogo, Sergio Ramos enxergou Jesús Corona e lançou a bola para ele. O atacante passou para Berterame, que mandou para o fundo da rede, mas logo em seguida o árbitro levantou a mão e sinalizou o impedimento. Com o gol anulado, a torcida mexicana se inflamou ainda mais e fez muito barulho no estádio para apoiar o time.
O Borussia sentiu a pressão do Monterrey e não conseguiu manter a posse de bola, sempre cedendo chances ao adversário, com um bloco defensivo muito recuado, o que facilitava os lançamentos vindos da defesa.
O Monterrey esteve mais próximo de empatar do que o Borussia de fazer o terceiro gol. No segundo tempo inteiro, o time alemão teve apenas duas finalizações e nenhum chute ao gol, contra oito finalizações e três chutes ao gol do adversário. Perto do fim da partida, a equipe de Dortmund conseguiu manter a posse de bola e controlou o jogo até o apito final.
Apesar de não convencer em nenhuma partida até aqui, a equipe alemã chega às quartas de final da competição. Seu adversário será o Real Madrid, uma reedição da final da Champions League de 2023/2024, vencida pelos merengues. A bola rola no próximo sábado (5) às 17h, horário de Brasília.
Foto de capa: Divulgação/FIFA
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Real Madrid supera a Juventus e se classifica às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: Al Hilal elimina o Manchester City e será o adversário do Fluminense nas quartas de final

Pingback: Com susto nos acréscimos, Real Madrid elimina o Borussia Dortmund e avança às semifinais da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA