O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0, com gol marcado por Paulinho, na prorrogação, e se classificou para as quartas de final da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A partida aconteceu no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Abel Ferreira e Renato Paiva fizeram mudanças importantes para este duelo histórico. O técnico palmeirense decidiu começar com Allan, jovem que entrou muito bem e foi decisivo na partida anterior contra o Inter Miami (EUA). Ao mesmo tempo, o técnico botafoguense precisou começar com Danilo Barbosa no meio, após perder Gregore por suspensão.
Palmeiras e Botafogo fizeram um jogo muito tenso. A partida carregava um peso histórico por marcar o primeiro duelo entre brasileiros na inédita Copa do Mundo de Clubes. Ambos os times ainda trazem muita rivalidade após disputarem, diretamente, títulos importantes nos últimos dois anos. E, por isso, a tensão estava nítida e a primeira etapa ficou marcada pelas faltas. Logo aos 3 minutos, Barboza recebeu um cartão amarelo após entrada firme em Richard Rios.
O time alviverde foi superior ao alvinegro durante grande parte do duelo. As melhores chances no primeiro tempo foram da equipe paulista. Além disso, o verdão teve maior posse de bola durante toda a partida. O goleiro John correspondeu quando foi exigido e foi um dos grandes destaques do Botafogo no jogo.
O jovem Estêvão liderou as ações ofensivas do Palmeiras e chegou a fazer um belo gol no segundo tempo, mas o lance foi invalidado por um impedimento no início da jogada. A promessa foi o principal nome do time paulista até os 20 minutos da etapa complementar quando Abel Ferreira decidiu mexer no time e trocou Estêvão e Vitor Roque por Paulinho e Luighi.
O segundo tempo seguiu no mesmo estilo do primeiro: Palmeiras tendo a posse da bola e criando as melhores chances, mas sem balançar as redes. O confronto que abriu a fase de mata-mata da Copa do Mundo de Clubes terminou 0 a 0 durante os 90 minutos e foi para a prorrogação.
Os dois times já estavam bem modificados, com muitas substituições feitas: Cuiabano, Álvaro Montoro, Newton, Joaquín Correa e Kaio entraram no time carioca; Luighi, Paulinho, Mayke e Facundo Torres entraram no lado dos paulistas, além de Emiliano Martinez, que entrou para jogar a prorrogação.
O Palmeiras seguiu superior ao Botafogo e finalmente chegou ao gol. No primeiro tempo da prorrogação, Paulinho finalizou no canto do goleiro John, após boa jogada individual. O time da estrela solitária tentou pressionar até o fim do confronto e, mesmo com Gustavo Gómez expulso no segundo tempo da prorrogação, não obteve sucesso. A equipe carioca demonstrou muita dificuldade em levar perigo ao gol palmeirense durante os 120 minutos de jogo.
O gol do atacante classificou o time paulista para as quartas de final. Com isso, o Palmeiras segue fazendo história no torneio e agora aguarda o vencedor da partida entre Benfica e Chelsea, que acontece neste sábado (28), às 17 horas.
Foto de capa: Cesar Greco/Palmeiras
Reportagem de Wilson Fort, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Palmeiras empata com Inter Miami e enfrentará o Botafogo nas oitavas
LEIA TAMBÉM: Botafogo é derrotado pelo Atlético de Madrid e avança em segundo lugar no grupo

Pingback: PSG goleia Inter Miami e avança para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA
Pingback: Flamengo erra contra Bayern de Munique e é eliminado da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA