Na noite da última quinta-feira (26), o encerramento do Energy Summit reuniu a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do secretário Cássio Coelho, responsável pela Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar). O momento fazia parte da programação do evento e foi sediado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O Energy Summit é um evento global com foco em inovação e empreendedorismo nos setores de energia e sustentabilidade, realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O propósito é a discussão sobre a transição energética e soluções sustentáveis, conectando, assim, especialistas e líderes para debater desafios e inovações de impacto.

(Foto: Gustavo Pinheiro / Agência UVA)
Na ocasião, o chefe do Poder Executivo e o secretário assinaram dois novos decretos elaborados pela Seenemar com o objetivo de estimular a geração de energia limpa e a transição energética no estado do Rio de Janeiro. Segundo Castro, as medidas indicam um futuro melhor em torno desta temática.
“São dois decretos que vieram incentivar mais ainda a utilização do gás natural. Estive na China recentemente e é impressionante como o mundo inteiro olha para o gás natural do Rio de Janeiro, inclusive para a produção de combustíveis verdes. Então, incentivar o gás, melhorar a tributação, facilitar a vida do empreendedor, com certeza direciona o Rio de Janeiro para um futuro ainda melhor”, afirmou o governador.
O primeiro decreto estabelece um incentivo fiscal de ICMS para usinas termelétricas que utilizam gás natural, condicionando que 2% da economia gerada seja aplicado em projetos de transição energética. Por outro lado, o segundo atualiza uma lei de 2012, permitindo que concessionárias de gás natural adquiram e distribuam biometano por meio da rede já existente, incentivando a formação de empresas voltadas para combustíveis renováveis.
Uma das principais metas é aumentar o uso do gás natural como uma alternativa mais limpa nesse período de transição. Além disso, há a busca por fomentar a produção e o uso do biometano, apostando em soluções mais sustentáveis e modernas para a energia no estado fluminense. Para Cássio Coelho, esses decretos fazem parte do passo estratégico para tornar o local a capital nacional da diversidade energética.
“Estamos construindo uma política energética sustentável e alinhada com o avanço da transição energética. Com essas medidas, o Estado do Rio de Janeiro dá um passo importante para se consolidar como a capital nacional da diversidade energética”, destacou o Secretário de Energia e Economia do Mar.
O CEO do Energy Summit, Hudson Mendonça, ressaltou o simbolismo da assinatura dos decretos durante o evento, que contou com ações interativas, como uma experiência de realidade virtual sobre energia eólica. O governador também participou e testou o simulador no estande da Secretaria.

(Foto: Nathália Messias / Agência UVA)
O Energy Summit deste ano teve três dias de duração e ocorreu na terça-feira (24), quarta-feira (25) e quinta-feira (26). Com diferentes palcos, o evento contou com a presença de autoridades, como por exemplo, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), além de representantes do setor produtivo e da imprensa.
Foto de capa: Reprodução / Instagram / @claudiocastrorj
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Energy Summit 2025: painel Academia in Energy reforça a importância da pesquisa acadêmica
LEIA TAMBÉM: Legado de Sebastião Salgado ecoa um mês após sua morte

Pingback: Quebrando barreiras: como a comunidade LGBTQIAPN+ avança no esporte | Agência UVA