Cinema Cultura

“F1 – O Filme” é um presente para os fãs de automobilismo

O filme estreia nos cinemas brasileiros dia 26 de junho

“F1 – O Filme” estreia nos cinemas brasileiros em 26 de junho. Estrelado por Brad Pitt, Damson Idris, Kerry Condon e Javier Bardem, o longa é uma produção da Apple Studios com direção de Joseph Kosinski.

No filme, o veterano Sonny Hayes (Brad Pitt) sai da aposentadoria para mentorar o novato Joshua Pearce (Damson Idris) na fictícia equipe ApexGP. Produzido por Lewis Hamilton, o longa acompanha a jornada de Sonny para transformar a equipe em campeã, enfrentando desafios dentro e fora das pistas. Com cenas gravadas durante o GP da Inglaterra, o filme conta com a participação de pilotos reais da Fórmula 1.

Brad Pitt dá a vida ao ex-piloto, Sonny Hayes. (Foto: Divulgação/F1 Movie)

Por ter sido filmado nos bastidores reais das corridas de Fórmula 1, o longa transmite muita veracidade. Com alguns errinhos que passam despercebidos pelo público que não acompanha o automobilismo, o filme entrega muita emoção, no mesmo estilo de “Top Gun: Maverick”, que também foi dirigido por Kosinski.

A participação dos pilotos torna tudo ainda melhor. Acompanhar o filme com a narração real das corridas, reconhecendo os momentos em que cada piloto faz uma ultrapassagem, é quase como assistir a uma prova na telona do cinema, o que é ótimo. Em diversos momentos, é possível esquecer que se trata de um filme: parece mais um bastidor da vida real dos pilotos, só que, neste caso, os pilotos são Brad Pitt e Damson Idris.

Damson Idris é Joshua Pearce, um piloto jovem que almeja conquistar o mundo do automobilismo. (Foto: F1 Movie/Instagram)

A escolha do elenco foi certeira. De um lado, temos Idris, jovem, interpretando um piloto com medo de perder seu lugar no esporte, mesmo fazendo parte de uma equipe frágil. Do outro, temos Pitt, que é constantemente chamado de “velho” ao longo do filme. Joseph soube dirigir muito bem o elenco, que em nenhum momento deixou a desejar na química.

Com o piloto Lewis Hamilton na produção do filme, é possível perceber o cuidado na forma como a história é retratada. O heptacampeão faz participações em diversos momentos, sem falas, mas certamente em cenas que farão os fãs vibrarem. Hamilton, inclusive, liberou a participação de seu cachorrinho Roscoe. No final, nos créditos, é uma fofura ver o nome dele aparecer.

Damson Idris e Lewis Hamilton competem em determinados momentos do filme. (Foto: F1 Movie/Instagram)

O roteiro é muito bem construído, captando a essência de cada personagem. Temos personagens de personalidades fortes que se confrontam em diversos momentos, transitando do ódio ao amor pelo trabalho em equipe em questão de segundos muito bem construídos.

Joshua e Sonny se odeiam. Eles se confrontam (literalmente) em diversos momentos. São inimigos, mesmo estando na mesma equipe. É interessante acompanhar a evolução dessa relação, que começou marcada pelo ódio. São dois personagens muito fortes: enquanto Joshua é um jovem que aspira ao mundo, Sonny já enfrentou a dura realidade da vida e quer apenas fazer seu trabalho bem feito.

Com um final de tirar o fôlego, o público vai se deparar com diversos momentos em que torce até contra os próprios pilotos. O filme deixa a lição de que nunca é tarde para recomeçar, ao mesmo tempo em que ensina que nossas paixões, em certos momentos, são muito maiores do que qualquer dinheiro no mundo.

Confira o trailer de “F1 – O Filme” abaixo:

FICHA TÉCNICA:

Título: F1 – O Filme

Direção: Joseph Kosinski

Gênero: Drama, ação

Foto de capa: Divulgação/F1 – O Filme

Crítica de Cássia Verly com edição de texto de Vinicius Corrêa

LEIA TAMBÉM: Dia do cinema brasileiro: repórteres da Agência UVA elegem seus filmes nacionais favoritos

LEIA TAMBÉM: Orgulho em Cena: 10 nomes LGBT+ que são parte da história no cinema

4 comentários em ““F1 – O Filme” é um presente para os fãs de automobilismo