O Flamengo encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes com um empate em 1 a 1 diante do Los Angeles FC (EUA), na noite desta terça-feira (24). Os gols saíram nos 10 minutos finais, com o jovem Wallace Yan saindo do banco para evitar a derrota rubro-negra. Agora, o time carioca se prepara para as oitavas de final, quando enfrentará o Bayern de Munique (ALE) no próximo domingo (29), às 16h (horário de Brasília).
Já classificado em primeiro lugar no grupo, após vitórias contra Esperánce (TUN) e Chelsea (ING), o Flamengo entrou em campo com time alternativo para o duelo contra o já eliminado, Los Angeles FC (EUA).
O primeiro tempo foi dominado pelo rubro-negro em boa parte, com esporádicas participações ofensivas da equipe norte-americana. Um fato curioso da partida foram as bolas na trave, ao todo Flamengo e LA FC combinaram para cinco finalizações na trave, sendo quatro dos cariocas.
Só no primeiro tempo foram 3, sendo uma da equipe californiana com um chute de meia distância e duas do Flamengo, com Arrascaeta e Luiz Araújo.
No fim do primeiro tempo, o Los Angeles FC teve um gol anulado por impedimento do zagueiro brasileiro Marlon. Apesar do susto, o Flamengo parecia mais perto do resultado positivo que a equipe estaduonidense.
A volta do intervalo marcou uma queda de ritmo no jogo, afinal ambas equipes estavam apenas cumprindo tabela na competição. Aos 15 minutos da segunda etapa, em bela escapada, Arrascaeta tabelou com Luiz Araújo e deixou o camisa sete na cara do goleiro Lloris. Luiz preferiu tentar o passe para Pedro, que estava marcado e foi facilmente desarmado, chance de ouro perdida pelo Flamengo no jogo.
Em outro ataque, novamente puxado por De Arrascaeta, o camisa 10 encontrou Everton Cebolinha, que finalizou de fora da área com força no canto alto. O goleiro francês fez uma ótima defesa para manter o zero no placar.
Já garantido em primeiro lugar no grupo, o rubro-negro começou a fazer substituições a partir dos 25 minutos da segunda etapa. Michael foi o primeiro a entrar, na vaga de Cebolinha. Alguns minutos depois foi a vez de Bruno Henrique e Wallace Yan entrarem em campo para as saídas de Pedro e Arrascaeta. No fim do jogo, ainda teve espaço para Jorginho, Juninho e Vinã entrarem em campo nas vagas de Everton Araújo, Alex Sandro e Luiz Araújo.
Aos 39 minutos, em falta cobrada rápida, pegando de surpresa a zaga do Flamengo, Bouanga saiu na cara do goleiro Rossi e com um toque sutil por baixo das pernas, marcou o primeiro gol do LA FC na Copa do Mundo.
O Flamengo não se abalou e respondeu dois minutos depois, Leo Ortiz quebrou a primeira linha de marcação dos norte-americanos achando Jorginho, o volante protegeu a bola e encontrou Wallace Yan na cabeça da área. O jovem atacante sensação do Flamengo na temporada, dominou, conduziu e deslocou no canto o goleiro Lloris, deixando tudo igual na partida e mantendo a invencibilidade do rubro-negro carioca na competição.
Allan ainda teve uma chance de ouro nos acréscimos de virar a partida para o Flamengo, mas desperdiçou, chutando para fora do gol. Fim de jogo, Flamengo 1×1 Los Angeles FC (EUA).
Com o resultado, o Flamengo terminou a fase de grupos com sete pontos em três jogos. Em segundo lugar se classificou o Chelsea (ING) com seis pontos, completam o grupo Esperánce (TUN) com três pontos e os mandantes do torneio, Los Angeles FC (EUA) com apenas um ponto conquistado.
O próximo compromisso do Flamengo será no próximo domingo (29) contra o Bayern de Munique (ALE) em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. A bola rola às 16h, horário de Brasília.
Foto de capa: Gilvan de Souza/CRF
Reportagem de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Palmeiras empata com Inter Miami e enfrentará o Botafogo nas oitavas
LEIA TAMBÉM: Botafogo é derrotado pelo Atlético de Madrid e avança em segundo lugar no grupo

Pingback: Fluminense segura o empate e avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA