O Flamengo venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 3 a 1 na tarde desta sexta-feira (20) no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O duelo foi válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Com o resultado, o rubro-negro chegou aos seis pontos, se manteve na liderança e está próximo da vaga para o mata-mata da competição.
O jogo começou equilibrado com as duas equipes criando chances e finalizando ao gol. Porém, logo aos 13 minutos, o português Pedro Neto aproveitou a falha defensiva do lateral Wesley, interceptou o passe errado e ficou cara a cara com o goleiro Rossi. Assim, o ponta do time inglês não desperdiçou a jogada e chutou para o fundo da rede abrindo o placar para o Chelsea.
Após o gol, os europeus cresceram na partida mas não ofereceram outras jogadas perigosas. Enquanto isso, o rubro-negro encontrava dificuldades para criar chances claras no ataque. Somente nos dez minutos finais, a equipe brasileira voltou a realizar uma pressão que levasse perigo ao gol adversário. Mesmo assim, não obteve sucesso e terminou o primeiro tempo perdendo.
Na volta do intervalo, o jogo se transformou com o time carioca sendo mais agressivo. Aos 53 minutos, o Flamengo teve a sua melhor chance na partida até então com Gerson roubando a bola no ataque e chutando errando para o gol. Gonzalo Plata ainda se esticou mas tocou a bola para fora.
O treinador Filipe Luís, ainda nos minutos iniciais da segunda etapa, fez alterações em seu time que surtiram efeito imediato. A entrada do atacante Bruno Henrique no lugar do meia Arrascaeta foi essencial para a mudança no placar que estava por vir.
Aos 62 minutos, Gerson cruzou a bola para a área, Plata desviou de cabeça e Bruno Henrique, que havia acabado de entrar, completou para o gol empatando o jogo. Três minutos depois, em cobrança de escanteio, o atacante brasileiro novamente foi fundamental e desviou a bola dentro da área encontrando o zagueiro Danilo, que por sua vez, se esticou e de sola virou para o rubro-negro.
Após os gols do Flamengo, o atacante do Chelsea, Nicolas Jackson, que havia acabado de deixar o banco de reservas e entrar em campo, foi expulso depois de uma entrada perigosa no lateral Ayrton Lucas. O atleta senegalês ainda demorou cerca de quatro minutos para deixar o gramado.
Instantes se passaram, e, aos 82 minutos, depois de uma jogada individual de Gonzalo Plata no ataque, Wallace Yan aproveitou a sobra da bola na área e chutou para o fundo da rede, ampliando o placar par 3 a 1 e decretando a vitória do rubro-negro. O jogador de 20 anos foi mais um personagem a sair do banco de reservas e mudar a história do duelo.
Depois do último gol, o Chelsea passou a controlar as ações nos minutos finais, mas não chegou a oferecer perigo ao gol adversário. Assim, a equipe carioca se manteve como líder do grupo e aguarda o resultado de Los Angeles (EUA) x Espérance (TUN) para saber se consegue a classificação para as oitavas de final da competição já nesta rodada.
O Flamengo volta a campo na próxima terça-feira (24), às 22 horas, para enfrentar o Los Angeles FC, dos EUA. O jogo ocorrerá no Camping World Stadium, em Orlando, e acontecerá pela terceira e última rodada da fase de grupos.
Foto de capa: Gilvan de Souza / Flamengo
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Botafogo faz história e vence o campeão europeu PSG na Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: Palmeiras supera o Al-Ahly e coloca um pé nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Pingback: Fluminense sofre, reage, garante a vitória sobre o Ulsan e se torna líder do grupo F | Agência UVA
Pingback: Botafogo é derrotado pelo Atlético de Madrid e avança em segundo lugar no grupo | Agência UVA