O Botafogo surpreendeu o mundo e venceu o Paris Saint-Germain (PSG), da França, por 1 a 0, durante a noite da última quinta-feira (19), no Rose Bowl, em Los Angeles. O duelo foi válido pela segunda rodada do grupo B na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Com o resultado, o glorioso ficou mais próximo da classificação às oitavas de final da competição.
O domínio do time francês era esperado e se confirmou, assim como a presença constante no campo de ataque. No entanto, isso não se traduziu em perigo real para o gol defendido por John. Durante os 45 minutos iniciais, o PSG encontrou um adversário muito bem postado defensivamente com uma linha de cinco jogadores além de marcação firme na entrada da área e bloqueando os espaços.
Diante dessa situação, o time de Paris insistia quase sempre em uma única alternativa: acionar Kvaratskhelia. O georgiano até tentou, finalizou duas vezes logo no começo, mas foi pouco para um time que ostenta o título de atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.
Com o passar do tempo, o Botafogo começou a ser mais vertical nas poucas ações ofensivas que teve e foi justamente numa dessas investidas que surgiu o gol. Savarino recebeu de Marlon Freitas e esticou para Igor Jesus, que dominou, driblou Pacho e chutou cruzado. A bola ainda desviou no zagueiro equatoriano, tirando Donnarumma da jogada e colocando o alvinegro na frente.
No segundo tempo, a equipe carioca manteve o fôlego e seguiu firme na proposta. Os espaços foram ainda mais reduzidos e a forte marcação obrigava o PSG a recorrer aos cruzamentos na área, sempre afastados por Jair Cunha e Barboza, em atuação impecável. Enquanto o Paris se lançava ao ataque, os brasileiros tentavam aproveitar os espaços deixados para contra-atacar.
O time da estrela solitária não conseguiu assustar Donnarumma novamente, mas vale destacar que John também não foi muito exigido. Quando precisou, o goleiro dos cariocas mostrou segurança, cortou cruzamentos e brilhou diante de Gonçalo Ramos após uma falta cobrada por um incansável Vitinha.
Na tentativa de mudar o cenário, Luis Enrique lançou mão do trio titular que havia sido poupado: Fabián Ruiz, João Neves e Nuno Mendes. Mas nem isso foi suficiente para furar a muralha alvinegra. O Botafogo, com organização, entrega e disciplina tática, construiu uma vitória merecida, daquelas para entrar na história.
Com esse resultado, a equipe alvinegra termina a segunda rodada como líder do seu grupo com seis pontos e se aproxima da sonhada classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O Botafogo volta a campo em seu último compromisso pela fase de grupos, neste domingo (22), às 16h (de Brasília), também no Rose Bowl, em Los Angeles.
Foto de capa: Vítor Silva/Botafogo
Reportagem de Rodrigo Téo, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Fluminense domina Borussia Dortmund mas apenas empata na Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: Palmeiras supera o Al-Ahly e coloca um pé nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Pingback: Flamengo domina o Chelsea, vence de virada e mantém a liderança do grupo D | Agência UVA
Pingback: Fluminense sofre, reage, garante a vitória sobre o Ulsan e se torna líder do grupo F | Agência UVA