O Palmeiras venceu por 2 a 0 o Al-Ahly, do Egito, na tarde desta quinta-feira (19) pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O duelo aconteceu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e teve direito até a uma paralisação de 48 minutos causada por condições climáticas. Os gols da partida foram marcados por gols de Wessam Abou (contra) e Flaco López.
A equipe paulista conquistou sua primeira vitória no torneio de caráter mundial. Ao contrário da partida contra o Porto, de Portugal, onde o time brasileiro mostrou superioridade mas não conseguiu abrir o placar, o Palmeiras foi a campo nesta quinta-feira sabendo que precisava da vitória para continuar com o sonho de chegar nas oitavas de final da competição.
Com um primeiro tempo de poucas chances e com o calor castigando os atletas, Raphael Veiga foi o protagonista de um lance polêmico. Aos 32 minutos, chegou de carrinho no adversário e o árbitro inglês Anthony Taylor o expulsou de maneira direta. Após análise do VAR, o britânico voltou atrás e trocou o cartão pela cor amarela.
O técnico português Abel Ferreira não ficou satisfeito com o desempenho inicial da equipe e promoveu algumas mudanças para o segundo tempo que surtiram efeito quase imediato. Maurício e Flaco López entraram no lugar de Raphael Veiga e Vitor Roque.
Com uma partida equilibrada e momentos de dominância alternados, o alviverde conseguiu impor o ritmo aos três minutos após uma cobrança de falta com uma bola alçada na área por Aníbal Moreno. O atacante da equipe egípcia, Wessam Abou, marcou um gol contra após um corte defensivo mal sucedido.
Aos 13 minutos do segundo tempo, o time de Abel Ferreira deu o golpe fatal com um contra-ataque rápido puxado após uma falta perigosa desperdiçada pelo Al Ahly. Maurício e Estevão encabeçaram a jogada, com o jovem ponta-direita puxando a marcação pela lateral do campo e deixando o companheiro com espaço para encarar o adversário e botar Flaco López em posição de vantagem ao marcador para enfrentar o goleiro sozinho e marcar, dando o golpe de misericórdia nos campeões da África.
O Palmeiras se tornou o líder isolado do Grupo A com quatro pontos e pode jogar até pelo empate contra o Inter Miami (EUA), em seu último compromisso pela fase de grupos. A partida será na segunda-feira (23), às 22h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, na Flórida.
Foto de capa: Cesar Greco/Palmeiras
Reportagem de Tales Vieira, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Fluminense domina Borussia Dortmund mas apenas empata na Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: Flamengo supera o Espérance na estreia da Copa do Mundo de Clubes

Pingback: Botafogo faz história e vence o campeão europeu PSG na Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA
Pingback: Flamengo domina o Chelsea, vence de virada e mantém a liderança do grupo D | Agência UVA