Teve início na última segunda-feira (9), no Hemorio, no centro do Rio, a terceira edição da campanha Rota Solidária. A iniciativa oferece passagens gratuitas como forma de incentivar a doação de sangue e segue até o próximo domingo (15). A ação integra o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Participam empresas de mobilidade como Semove, VLT Carioca, SuperVia, MetrôRio, além dos cartões de bilhetagem eletrônica RioCard Mais e Jaé.
Para que os doadores possam participar, será necessário comparecer ao Hemorio das 7h até as 18h durante o período da campanha. Após o término do procedimento, o doador receberá duas passagens gratuitas, que podem ser utilizadas em meios de transportes diferentes, como por exemplo, ir de VLT e voltar de metrô para abonar o gasto de deslocamento.
Os requisitos para doação são: estar saudável, documento original com foto, pesar mais que 50 kg e estar na idade entre 16 e 69 anos (menores necessitam de aprovação dos responsáveis). O jejum no dia anterior não é obrigatório, mas é necessário a não ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes da realização do procedimento, assim como alimentos gordurosos quatro horas anteriores ao mesmo. Fica vetada a doação de grávidas, lactantes e usuários de drogas.
A ação da Rota Solidária conseguiu arrecadar cerca de 1902 bolsas de sangue no ano passado, com aumento de 27% no número de voluntários. Os responsáveis pela campanha sempre frisam sua importância, por conta de o Hemorio suprir além de seu próprio hospital, todos os maiores hospitais de emergência do estado, e até algumas unidades da rede federal. O instituto tem como objetivo concluir o ano com cerca de 90 mil bolsas de sangue arrecadadas.
“Nosso pedido é voltado para a população do estado do Rio para que se engaje pelo terceiro ano neste ato de amor que é doar sangue. Agradeço também às empresas de transporte por participarem dessa ação de solidariedade, que mobilizou tantas pessoas no ano passado. Cada bolsa salva até quatro vidas”, comenta Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.
Existem além do Hemorio, outros 27 hemocentros espalhados pelo estado, com 12 pontos ainda na capital e os outros situados nos municípios de Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Barra Mansa, Angra dos Reis, Volta Redonda, Cabo Frio, Itaperuna, Macaé, Campos, Resende, Vassouras, Nova Friburgo e Teresópolis. A campanha se estenderá ao longo desta semana com diversos locais de coleta.
Foto de capa: Tomaz Silva/Agência Brasil
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Gripe aviária atinge milhares de aves comerciais no Brasil pela primeira vez
LEIA TAMBÉM: Concorrente do Ozempic chega ao Brasil nesta semana

Pingback: Empresa brasileira é pioneira em desenvolvimento de novo monitor cerebral | Agência UVA