O Flamengo venceu o Franca por 86 a 75 na noite da última quinta-feira (29), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. O duelo foi válido pelo terceiro jogo desta série que diz respeito às semifinais dos playoffs da Liga Nacional de Basquete (NBB). Com o resultado, o rubro-negro abriu 2 a 1 na série e pode garantir a vaga na final no próximo confronto entre as equipes.
Depois da derrota na última partida, a equipe carioca contou com Alexey Borges que foi fundamental para a vitória. O armador sozinho fez 14 pontos no último quarto, enquanto todo o time adversário fez a mesma pontuação no período. Ele ainda fez 12 assistências, sendo o líder desse quesito em todo o jogo. Outros jogadores que se destacaram foram o pivô Ruan, cestinha do Flamengo, que marcou 20 pontos e conseguiu 11 rebotes. Pelo lado do time paulista, Lucas Dias garantiu 17 pontos e oito rebotes. George de Paula distribuiu quatro assistências.
O jogo começou com os donos da casa tendo uma sequência favorável e abrindo cinco pontos de vantagem, porém a diferença logo foi recuperada pelo Franca. Os dois times disputavam de forma equilibrada, mas o ritmo do duelo ainda era dos mandantes. Até que nos instantes finais a defesa da equipe paulista conseguiu bloquear as jogas forçando as bolas de três. Assim, Didi Louzada foi o autor da virada faltando 10 segundos para o relógio zerar. Os visitantes fecharam o primeiro quarto vencendo por 25 a 24.
O segundo quarto iniciou e registrou apenas dois pontos para o rubro-negro até quase a metade do tempo. Depois, algumas jogadas começaram a fluir. Com a torcida ativa, o time carioca embalou em mais um momento positivo e obteve sete pontos na frente do adversário. Os visitantes ainda reagiram, entretanto a equipe comandada por Sergio Hernández recuperou e fechou o período ganhando por 43 a 39.
Na volta do intervalo, a equipe paulista pontuaram e a desvantagem caiu para apenas uma posse de bola. O Flamengo, por sua vez, atacava e tinha o pivô Ruan Miranda dominando o garrafão adversário, mas enfrentava problemas nos rebotes defensivos. Com isso, os times passaram a se alternar na liderança do placar por diversas vezes. Até que, no final, Didi colocou o Franca novamente na frente, desta vez, vencendo por 61 a 60.
O último quarto logo de cara apresentou duas cestas importantes para os donos da casa que viraram o jogo e levantaram a torcida nas arquibancadas. Esta empolgação continuou até o fim. O time do estado de São Paulo ainda se manteve ativo no ataque, mas não pôde deter a pressão rubro-negra. Alexey Borges, por exemplo, foi decisivo e marcou 14 dos seus 19 pontos na partida só nesse período. O Flamengo então terminou a partida com uma vitória por 86 a 75 e abriu 2 a 1 na série.

(Foto: Hermes de Paula / CRF)
Após o término do confronto, a Agência UVA pôde perguntar ao armador rubro-negro, Alexey, sobre qual momento específico da partida ele destacaria e o que deve ser melhorado com foco no próximo duelo da série. Para ele, as equipes já se conhecem por já terem se enfrentado muitas vezes na temporada e isso complica qualquer estratégia. Confira a resposta do atleta em áudio logo abaixo.
O treinador da equipe carioca também foi perguntado sobre o mesmo durante a coletiva. Para Sergio Hernández, o Flamengo está defendendo bem sem os principais jogadores que estão afastados por conta de lesão, mesmo assim ainda deve solucionar falhas individuais. Ouça logo abaixo o áudio com a resposta do comandante.
Ambas as equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (1º de junho) pelo quarto jogo desta fase, às 11h, no Pedrocão, em Franca, no estado de São Paulo. Se o Flamengo vencer este confronto, já define a série e se classifica para a final. Mas, em caso de vitória do time paulista, a disputa se estenderia para a quinta partida que ocorreria na terça-feira (3 de junho), às 21h, novamente no Tijuca Tênis Clube.
Foto de capa: Hermes de Paula / CRF
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Franca supera o Flamengo no Rio e empata série semifinal do NBB
LEIA TAMBÉM: Thunder atropela Timberwolves e volta à final da NBA após 13 anos

0 comentário em “Flamengo vence Franca, recupera vantagem na série e fica à uma vitória da final do NBB”