Cinema Cultura

“O Esquema Fenício” aborda paternidade com humor

Nova aposta de Wes Anderson estreia nos cinemas brasileiros dia 29 de maio

Estreia nos cinemas brasileiros no dia 29 de maio a mais nova aposta de Wes Anderson: “O Esquema Fenício”. Protagonizado por Benicio Del Toro, ao lado de Mia Threapleton e Michael Cera, o filme apresenta uma comédia com sutis toques de drama.

O excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda (Benicio Del Toro), sobrevivente de seis acidentes de avião e pai de nove filhos e uma única filha, a freira Liesl (Mia Threapleton), decide torná-la sua única herdeira. Antes, porém, pede sua ajuda para viabilizar seu ambicioso projeto: o “Korda Land and Sea Phoenician Infrastructure Scheme”. Juntos, ao lado do ingênuo tutor Bjorn (Michael Cera), eles viajam pelo mundo negociando com empresários, empreiteiros e criminosos, enquanto confundem todos sobre suas verdadeiras intenções.

Foto: The Phoenician Scheme/Instagram

O filme exibe uma explosão de cores, marca registrada de Wes Anderson. O diretor, que no ano passado conquistou seu primeiro Oscar por um curta-metragem, entrega uma obra que remete a vários de seus filmes anteriores, como “O Grande Hotel Budapeste”. Isso, porém, não é ruim, muito pelo contrário.

A direção de Anderson é admirável. Os créditos iniciais são quase uma ópera visual, fascinando pela simetria e pelo uso de cores, elementos que o diretor domina com maestria e vem aperfeiçoando ao longo dos anos.

Foto: The Phoenician Scheme/Instagram

O filme, que teve sua estreia no Festival de Cannes, é uma imersão na relação entre Korda e sua filha, Liesl. Ao longo da trama, acompanhamos a evolução desse vínculo, que começa com a filha, mesmo sendo freira, quase renegando o pai, mas termina com uma relação reconciliada entre os dois.

As atuações são outro ponto alto. Com participações de Tom Hanks, Jeffrey Wright, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Bill Murray e Willem Dafoe, o elenco mantém uma química cativante em cena.

Mas o grande destaque fica com o trio protagonista. A dinâmica entre Benicio, Mia e Michael é vibrante, especialmente em uma cena de reviravolta envolvendo o personagem de Cera, que arrancou risadas de todo o cinema, evidenciando ainda mais a escolha certeira do elenco.

Foto: The Phoenician Scheme/Instagram

O roteiro também não decepciona, com piadas cativantes que arrancaram risadas do público e diversas sacadas inteligentes. Wes Anderson escreveu o texto ao lado de Roman Coppola, seu parceiro de longa data.

Confira abaixo o trailer de “O Esquema Fenício”, distribuído pela Universal Pictures Brasil:

FICHA TÉCNICA

Título: O Esquema Fenício

Direção: Wes Anderson

Gênero: Drama, crime, comédia

Foto de capa: The Phoenician Scheme/Instagram

Crítica de Cássia Verly, com edição de texto de Vinicius Corrêa

LEIA TAMBÉM: “Ritas”: uma despedida afetuosa guiada por Rita Lee

LEIA TAMBÉM: “As Regras do Jogo”: novo romance de Sarah Adams vai conquistar seu coração

4 comentários em ““O Esquema Fenício” aborda paternidade com humor