A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Samir Xaud, representante de Roraima, foi eleito neste último domingo (25) em votação realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele assume imediatamente o cargo com mandato previsto até 2029.
Apesar de concorrer sem adversários, Xaud não conquistou unanimidade: ele obteve 103 dos 141 pontos possíveis. Participaram da eleição 26 federações estaduais, 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e outros 20 times da Série B do torneio nacional, respectivamente a primeira e a segunda divisão do futebol brasileiro.
O sistema de votação atribui diferentes pesos para cada um desses grupos que participam. O voto das federações, por exemplo, valem o triplo. Já os clubes da Série A, tem peso dois. As equipes da Série B, por sua vez, registram peso único com os seus votos.
Entre os clubes da Série A que participaram da votação estão o Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória. Enquanto isso, as equipes da Série B que marcaram presença foram o Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.
Alguns times que haviam declarado apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, ex-candidato à presidência, optaram por boicotar o pleito. Mesmo com a possibilidade de votação online, não participaram. Em contrapartida, Cruzeiro, Operário e Santos decidiram votar. Já Bragantino, Ferroviária e a Federação Paulista se ausentaram, apesar de confirmarem presença.
Após a eleição, Samir Xaud afirmou que a reformulação do calendário do futebol brasileiro e a implementação do fair play financeiro serão suas prioridades. Uma das primeiras medidas será a redução das datas dos campeonatos estaduais, que passarão a ter 11 datas a partir de 2026. Em 2025, foram 16 datas destinadas a esses torneios.
A eleição aconteceu pouco depois de Ednaldo Rodrigues ter sido afastado da presidência da CBF por determinação da Justiça do Rio de Janeiro. A decisão teve como base a suspeita de falsificação de uma assinatura do ex-presidente Antônio Nunes em um acordo judicial. Nunes está debilitado por problemas de saúde. Ednaldo nega qualquer fraude, mas optou por não recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e desistiu da disputa.

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Fora dos gramados, Samir Xaud tem um histórico de controvérsias. Ex-secretário de Saúde de Roraima, ele foi envolvido em diversas denúncias. Em 2021, uma reportagem revelou que sua clínica médica havia sido contratada pela própria CBF para atuar no estado, o que contraria o estatuto da entidade. A CBF alegou que a medida atendeu a uma solicitação da Comissão Médica diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes da região.
Em 2020, ele foi afastado do cargo de perito médico do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por suspeita de erro médico, fato que ele nega e classificou como fake news. Além disso, responde a uma ação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) por suposta participação em um esquema de falsificação de documentos durante sua gestão no Hospital Geral de Roraima, entre 2017 e 2020. De acordo com a denúncia, os crimes teriam causado prejuízo de R$ 1,4 milhão. Samir afirma nunca ter sido condenado e diz estar tranquilo quanto às acusações.
Agora como presidente, Samir Xaud terá a missão de apresentar oficialmente o técnico Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira. A apresentação está marcada para esta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro. A contratação do italiano foi viabilizada por Ednaldo, na esperança de manter sua permanência no cargo, o que acabou não acontecendo.
Foto de capa: Rafael Ribeiro/CBF
Reportagem de Rafael Zoéga, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Hugo Calderano conquista prata inédita para o Brasil no Mundial de Tênis de Mesa
LEIA TAMBÉM: Lando Norris vence o GP de Mônaco após corrida estratégica

Pingback: Ancelotti faz primeira convocação na CBF com volta de Casemiro e ausência de Neymar | Agência UVA
Pingback: CBF divulga novo calendário para o futebol brasileiro em 2026 | Agência UVA