Lando Norris conquistou neste domingo (25) sua primeira vitória no Grande Prêmio (GP) de Mônaco de Fórmula 1. Largando da pole position, o piloto da McLaren liderou boa parte da prova e se destacou por uma estratégia eficiente de paradas, além de lidar com a pressão de Charles Leclerc e Max Verstappen nas voltas decisivas. Com a vitória, Lando Norris diminui a vantagem de Piastri no campeonato de pilotos para 3 pontos.
A corrida teve um ritmo estratégico, influenciado pela nova regra obrigando os pilotos a fazerem duas paradas nos boxes. Isso levou as equipes a adotarem táticas bastante variadas. Enquanto alguns pilotos já haviam feito duas paradas em menos de 40 voltas, outros como Carlos Sainz, George Russell e Andrea Kimi Antonelli, ainda não haviam parado sequer uma vez.
A corrida teve incidentes logo no início. O brasileiro Gabriel Bortoletto, da Sauber, bateu na primeira volta e caiu para a última colocação. Mesmo assim, conseguiu se recuperar e terminou em 14º, superando o companheiro de equipe. O acidente causou a entrada do safety car virtual. Pouco depois, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda se tocaram durante uma tentativa de ultrapassagem, provocando nova bandeira amarela.
Fernando Alonso também não completou a prova. O espanhol reclamou do carro durante toda a corrida e abandonou na 38ª volta após o motor apresentar fumaça. Como ele conseguiu parar em uma área segura, não foi necessária nova neutralização.
Outro destaque foi Alexander Albon, que usou sua posição estratégica para segurar o segundo pelotão e atrapalhar a aproximação dos carros da Mercedes. Em determinado momento, George Russell tentou ultrapassá-lo cortando caminho e acabou penalizado.
Max Verstappen chegou a assumir a liderança ao adiar ao máximo sua última parada, tentando abrir vantagem suficiente para se manter na frente. No entanto, com pneus muito desgastados, perdeu ritmo e foi obrigado a parar na penúltima volta, caindo para o quarto lugar. Norris retomou a ponta e cruzou a linha de chegada com tranquilidade. Leclerc terminou em segundo e Oscar Piastri, companheiro de Norris, completou o pódio.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será no próximo domingo (1º de junho), com o GP da Espanha, no Circuito de Montmeló, em Barcelona.
Foto de capa: Reprodução/F1
Reportagem de Rafael Zoéga, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Piastri vence terceira seguida e confirma favoritismo da McLaren na temporada
LEIA TAMBÉM: Fórmula 1: Veja tudo sobre as mudanças no regulamento

Pingback: Hugo Calderano conquista prata inédita para o Brasil | Agência UVA
Pingback: Samir Xaud é eleito presidente da CBF com mandato até 2029 | Agência UVA
Pingback: Piastri vence na Espanha e iguala marca histórica de Senna e Hamilton | Agência UVA