No último dia 6 de maio, a Rockstar Games divulgou o segundo trailer de Grand Theft Auto VI, o novo capítulo da franquia GTA. Além de confirmar o adiamento do lançamento para 26 de maio de 2026, o vídeo promocional movimentou a indústria dos games e ultrapassou as barreiras do público gamer. Em apenas 24 horas, somando todas as plataformas, o trailer alcançou impressionantes 475 milhões de visualizações, o que representa um recorde na história dos jogos eletrônicos.
Visando entender melhor a relação dos jogadores com o GTA, a Agência UVA entrevistou jovens que tem o vídeo game como paixão e jogaram por um tempo considerável de suas vidas. Evandro Meirelles, 20 anos, falou sobre o como foi afetado pelos jogos da Rockstar na sua vida.
“Essa franquia me impactou desde que eu era só um garoto. Pelos dados do meu console, tenho mais de 700 horas no GTA. Minha mãe não deixava eu jogar, então jogava escondido na casa dos amigos. Virei várias noites jogando as playlists no online com a minha rapaziada, foram bons tempos. Esses dias, mostrei o trailer do GTA VI para o meu pai e ele ficou impressionado com os detalhes. Meus pais conhecem a saga, mesmo sem interesse algum por jogos eletrônicos.” conta Evandro

O impacto da novidade vai muito além dos games. A música “Hot Together”, do grupo The Pointer Sisters, que aparece no trailer, teve um aumento de 182.000% no número de ouvintes no Spotify nas primeiras duas horas após a estreia do vídeo, comparado com o mesmo período da semana anterior. Evidenciando o impacto midiático que a franquia da Rockstar possuí.
Outra bolha que o GTA conseguiu furar foi a do futebol. Vários clubes começaram a compartilhar posts relacionados à franquia, seja com memes ou artes inspiradas na estética do jogo. Do gamer que passa o dia todo jogando ao adulto que não tem muito contato com games, mas que ouve falar da violência presente no jogo e tem receio de deixar o filho jogar, a verdade é que é difícil encontrar alguém que não conheça a franquia. Isso só reforça o tamanho do impacto que a Rockstar alcançou com GTA.
O estudante gaúcho Gian Maciel, 19 anos, também comenta sobre o tamanho da franquia, e seu tempo jogando ela.
“Jogar GTA foi uma das experiências mais marcantes para mim como gamer. Tenho tranquilamente mais de 2.000 horas na saga, e não é nem porque o jogo é perfeito, ele tem seus bugs e suas missões meio chatas às vezes, mas é aquele tipo de jogo que te prende. Para mim, é a maior franquia do entretenimento, não só dos games. Não só pelo jogo em si, mas pelo impacto que teve. Todo mundo conhece GTA, todo mundo já jogou, viu ou ouviu falar. É um fenômeno, não tem como ignorar.” afirma Gian

O fato é que GTA é um fenômeno não apenas dos jogos, mas do entretenimento em geral. Quem não joga, conhece, e quem joga, ama ou ao menos reconhece o tamanho enorme que a franquia atingiu. Com 440 milhões de cópias vendidas, fãs apaixonados ao redor do mundo e um impacto cultural em diversos lugares, é realmente algo fora de série.
Agora, para os fãs ou até para os casuais interessados, resta aguardar os próximos passos da Rockstar, talvez um novo trailer. Mas uma coisa é certa: em maio de 2026, receberemos o novo capítulo de GTA, que, para muitos, é a maior franquia da história dos jogos eletrônicos.
Foto de capa: Reprodução/RockstarGames
Reportagem de Raul César Rodrigues, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Pacers não tomam conhecimento dos Cavaliers e abrem 3 a 1 na série
LEIA TAMBÉM: Especialistas discutem uso de inteligências artificiais no campo da Comunicação Social

Pingback: Nintendo Switch 2 é lançado e aquece mercado dos games | Agência UVA
Pingback: Confira os principais anúncios dos eventos de games que incendiaram a indústria | Agência UVA
Pingback: GTA 6 é adiado novamente pela Rockstar Games para o dia 19 de Novembro de 2026 | Agência UVA