Cinema Cultura

“Criaturas da Mente” tenta explicar o sonho através da ciência e da religião

Documentário de Marcelo Gomes também tem a participação do neurocientista Sidarta Ribeiro

O documentário “Criaturas da Mente” estreou na última quinta-feira (8) e segue a jornada do diretor do longa, Marcelo Gomes, para entender por que não está mais sonhando durante o sono. A partir disso, ele encontra os trabalhos do neurocientista Sidarta Ribeiro, que pesquisa a mente humana, principalmente os sonhos. O documentário procura, em várias crenças, compreender esse processo junto com os estudos de Sidarta. O longa discute a relação pessoal que tanto o diretor quanto o pesquisador têm com o fenômeno.

Com narração de Marcelo e participação de Sidarta, os dois são personagens, mas também assumem o papel de entrevistadores, participando ativamente do documentário. As imagens de apoio são compostas por cenas psicodélicas, coloridas e com diversas formas, com o objetivo de fazer o telespectador entrar nesse contexto onírico. Entre os entrevistados, há pessoas que explicam o sonho a partir da religião, como Mãe Beth de Oxum, Mãe Lu e o ativista indígena Ailton Krenak; e, também, por meio de estudos científicos, como o do físico Dráulio Barros de Araújo.

Mãe Beth de Oxum e Sidarta Ribeiro durante uma entrevista do filme. Foto: Sylara Silvério

A pesquisa de Sidarta e de sua equipe também é registrada no filme, incluindo os experimentos realizados no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o conceito de “Criaturas da Mente” — título do documentário e termo cunhado e usado pelo neurocientista em sua tese. Ao mesmo tempo, acompanha a busca de Marcelo por entender sua falta de sonhos, que surgiu após a pandemia, e seu desejo de voltar a sonhar, além da relação de Sidarta com o sonho, com sua mãe e com as religiões de matriz africana.

 Entre a ciência, a religião e a imaginação, além de explicar, o documentário também questiona o ato de sonhar e como esse processo nos ajuda em diversos momentos da vida, como no exercício da criatividade, na compreensão de certas emoções, como o luto, e mostra que ele é extremamente necessário para o desenvolvimento humano. Como o diretor também participa ativamente do documentário, cria-se uma conexão entre o público e a narrativa, unindo o interesse científico, onírico e pessoal.

Confira o trailer de “Criaturas da Mente”:

FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Gomes
Com: Sidarta Ribeiro
Roteiro: Letícia Simões e Marcelo Gomes

Produção: João Moreira Salles e e Maria Carlota Bruno
Gênero: Documentário

Foto de capa: Sylara Silvéiro/Divulgação

Resenha de Karla Maia

LEIA MAIS: Entre lágrimas e sorrisos, “Um pai para Lily” é um abraço em quem já se sentiu só

LEIA MAIS: “Karatê Kid: Lendas” mostra que a franquia ainda tem fôlego

0 comentário em ““Criaturas da Mente” tenta explicar o sonho através da ciência e da religião

Deixe um comentário