O novo papa foi definido nesta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido em meio à eleição com 133 cardeais votantes e agora torna-se o Papa Leão XIV. Ele, que tem origem nos Estados Unidos, assume como o 267º pontífice da história da Igreja Católica.
Por volta das 13h08, horário de Brasília, a fumaça branca surgiu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Este código simboliza que o colégio de cardeais elegeu um novo pontífice e agitou muitas pessoas que estavam pela região aguardando o resultado de mais uma votação, especialmente na Praça São Pedro.
Antes disso, a fumaça preta havia sido acionada por dois momentos durante a realização deste conclave: uma vez foi na última quarta-feira (7) depois da primeira votação e a outra oportunidade ocorreu na manhã desta terça-feira (8), após a conclusão de duas votações. Este sinal representa que o colégio de cardeais ainda não definiu o novo líder da Igreja Católica.
Pouco mais de uma hora depois da fumaça branca ter sido acionada, o novo líder da Igreja Católica apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e deu a primeira bênção aos fiéis que aguardavam por este momento. Esta ocasião, inclusive, marcou o início do pontificado de Prevost, que por sua vez, fez um discurso exaltando o legado de Francisco, o próprio antecessor.
“Guardamos ainda a voz de Francisco”, declarou o novo pontífice em sua primeira aparição como o Santo Padre.
No primeiro discurso estando a frente do cargo mais alto da Igreja Católica, Leão também pontuou que a instituição deve construir pontes com diálogo e assumiu ter ideais próximos ao de Santo Agostinho.
Leão XIV é o primeiro papa norte-americano
Mesmo sendo o 267° da lista geral, o estadunidense é o primeiro papa norte-americano da história. Em relação aos 266 anteriores, 217 eram italianos. Já sobre os outros, 49 foram de países como Síria, Grécia, França, Espanha, Portugal, Holanda, Polônia, Alemanha e Argentina.
O líder religioso escolheu um nome que já foi utilizado por 13 papas anteriores. Segundo os dogmas católicos, Leão simboliza liderança, sabedoria e defesa da fé. Todos esses valores estão associados a pontífices como São Leão I.
Com origem em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost dedicou duas décadas de sua trajetória ao Peru, onde se tornou bispo além de cidadão naturalizado. Ele foi nomeado cardeal em 2023 e nos últimos tempos ocupava um dos cargos mais influentes na Santa Sé. Leão XIV sucede ao papado de Francisco que foi marcado por declarações, atos e mudanças significativas dentro da Igreja.
Foto de capa: Reprodução / Vatican Media
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Conclave: entenda como funciona a escolha do novo Papa
LEIA TAMBÉM: Conheça algumas curiosidades sobre a história do papado

Pingback: Governo Trump corta mais US$450 milhões da universidade de Harvard | Agência UVA