O Golden State Warriors deu o primeiro golpe na série. Mesmo fora de casa e lidando com a perda de Stephen Curry por lesão ainda no primeiro tempo, a equipe de São Francisco derrotou o Minnesota Timberwolves por 99 a 88 no Target Center, em Minneapolis, na noite da última terça-feira (6), e abriu 1 a 0 na disputa.
A vitória teve como trunfo uma atuação defensiva sólida, sobretudo na marcação de Anthony Edwards, e protagonismo coletivo para compensar a ausência de seu principal astro. A franquia californiana limitou os Timberwolves a apenas cinco acertos em 29 tentativas de três pontos (17,2% de aproveitamento) e conseguiu neutralizar o ataque adversário nos momentos mais críticos.
Stephen Curry iniciou bem o jogo, com 13 pontos em 13 minutos, mas deixou a quadra ainda no segundo quarto após sentir um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Segundo o técnico Steve Kerr, é pouco provável que o camisa 30 atue no Jogo 2, marcado para a próxima quinta-feira (8), novamente em Minneapolis.
Sem seu principal criador de jogadas, os Warriors responderam coletivamente. Buddy Hield foi o grande destaque ofensivo, anotando 24 pontos (5/10 nas bolas de três) e acertando o arremesso decisivo que esfriou a tentativa de reação dos Wolves no último período. Draymond Green também brilhou, principalmente no primeiro tempo, com 18 pontos, oito rebotes, seis assistências, dois roubos e quatro bolas de três. Jimmy Butler contribuiu de forma completa: 20 pontos, 11 rebotes, oito assistências e dois roubos de bola.
O primeiro quarto foi equilibrado, com as defesas se impondo. Os Timberwolves buscaram jogo físico no garrafão, enquanto os Warriors apostavam no perímetro. Minnesota terminou o período vencendo por 20 a 18, muito por conta da queda de rendimento da rotação dos Warriors após a saída momentânea de Curry.
Mas o segundo quarto mudou a cara do jogo. Mesmo com Curry deixando a partida lesionado, Golden State embalou uma sequência de 15 a 0, com Draymond Green e Butler liderando ofensivamente. A defesa forçou erros seguidos dos Wolves que, por sua vez, converteram apenas 11 pontos na parcial. Ao fim do primeiro tempo, os Warriors venciam por 44 a 31 e Anthony Edwards tinha só um ponto.
Na volta do intervalo, Buddy Hield incendiou a partida com duas bolas de três seguidas, ampliando a vantagem para 20 pontos. Assim, Minnesota tentou responder com Edwards finalmente entrando no jogo. Ele terminou com 23 pontos, 14 rebotes e três roubos de bola. Naz Reid também teve participação contribuindo com 19 pontos. Ainda assim, os donos da casa não conseguiram cortar a diferença para menos de 10 pontos durante o terceiro período, que terminou 80 a 60 para os visitantes.
No último quarto, os Timberwolves engataram uma sequência de 15 a 5, diminuindo para 85 a 75. Mas, bastaram duas bolas triplas consecutivas, uma de Gary Payton II e outra de Hield, para calar o ginásio. A defesa dos Warriors voltou a ser eficiente forçando erros de Edwards, Gobert e Randle. Minnesota ficou quase quatro minutos sem pontuar e os visitantes controlaram o ritmo até o fim.
Com isso, o Golden State Warriors venceu por 99 a 88 e abriu 1 a 0 na série. As equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira (8), às 21h30 (de Brasília), novamente no Target Center, em Minneapolis.
Foto de capa: Reprodução/NBA
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Com final emocionante, Aaron Gordon decide e Nuggets tiram mando do Thunder
LEIA TAMBÉM: Com virada heroica, Knicks batem os Celtics em Boston e saem na frente na série

Pingback: Pacers vencem de virada com cesta da vitória de Haliburton e abrem 2 a 0 na série | Agência UVA
Pingback: Trocas entre rivais cariocas: jogadores que vestiram as camisas dos quatro grandes do Rio | Agência UVA
Pingback: Mesmo sem Curry, Warriors vencem Timberwolves e abrem 1 a 0 na semifinal do Oeste – CURIOSIDADES NA INTERNET