Internacional

Países da Europa enfrentam apagão geral

Refinarias de petróleo, usinas nucleares e serviços de telecomunicações foram afetados

Espanha e Portugal sofreram, nesta segunda-feira, um apagão geral que afetou diversos serviços essenciais. O problema de energia, ocorrido ao meio dia (7h, no horário de Brasília) teve efeito na circulação de trens e metrôs, além de aeroportos e casas. Há relatos de problemas também em regiões da França, Bélgica, Finlândia, e outros países europeus. O blackout teria sido causado por uma falha na rede elétrica.

O apagão impactou diversos setores e atingiu refinarias de petróleo na Espanha. Uma das refinarias afetadas foi em Bilbao, região do País Basco. Além de áreas de produção de combustíveis fósseis, quatro reatores nucleares pararam de funcionar automaticamente após o apagão. Informações do Conselho de Segurança Nuclear da Espanha, o CSN, confirmam que os reatores já estão em condições seguras. Além destes quatro, outros três reatores, que não estavam em funcionamento, passaram a ter o auxílio de geradores de energia para manter a segurança.

Europeus estão com problemas também no setor de telecomunicações. Usuários relataram problemas para fazer chamadas de telefone. O app do Whatsapp opera com metade da capacidade


Possíveis causas


A operadora de redes energéticas de Portugal, REN, disse que os apagões ocorreram devido a uma falha na rede elétrica espanhola, resultado de um “fenômeno atmosférico raro”, chamado de “vibração atmosférica induzida”. Já o Primeiro Ministro do país, Luís Montenegro, disse não ter indícios de se tratar de um ciberataque, mas “nada está descartado”. A Vice-Presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, disse que não “há indícios” de que o problema tenha sido provocado. Já o Primeiro Ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que “é melhor não especular; não descartamos nenhuma hipótese”.

Até a publicação desta matéria, relatos dão conta da volta de energia em alguns setores. Usinas hidrelétricas e termoelétricas de Portugal retomaram a produção de energia. Na Espanha, houve avanço no fornecimento de energia elétrica. Ainda assim, trens de médias e longas distâncias devem ter o funcionamento retomado apenas na terça-feira (29) nas regiões espanholas; além disso, os serviços de telecomunicações do país estão em “estado crítico”, segundo Pedro Sánchez.

Foto de capa: Reprodução/Massao Uehara

Reportagem de Victor Ferreira Santos, com edição de texto de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Vaticano confirma morte do Papa Francisco e funeral será realizado no sábado

LEIA TAMBÉM: Wolves vencem os Lakers e abrem 3 a 1 na série

0 comentário em “Países da Europa enfrentam apagão geral

Deixe um comentário