Os três jogos iniciais da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores de 2025 se encerraram para o Flamengo e o desempenho não agrada. A equipe tem uma vitória, um empate e uma derrota e se encontra na terceira colocação do grupo C com apenas quatro pontos de nove disputados até o momento.
Analisando as partidas disputadas fora de casa, os resultados não foram ruins apesar do desempenho ter sido abaixo nos dois confrontos. Os jogos em questão foram a vitória por 1 a 0 contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, no dia 3 de abril; além do empate sem gols contra a LDU, na altitude de Quito, no Equador, na última terça-feira (22).
Por outro lado, houve a derrota em casa. Dentro do Maracanã, o time de Filipe Luís perdeu por 2 a 1 para o Central Córdoba, da Argentina, no dia 9 de abril. A equipe adversária nunca sequer havia disputado a competição antes de 2025 e o Flamengo até teve o domínio das ações durante a partida, mas a falta de efetividade nas finalizações para o gol resultou em um placar adverso.
O placar final deste jogo pode ser considerado um vexame para a história do clube carioca e atrapalhou o planejamento que visava a liderança do grupo. Neste momento, o Flamengo está em terceiro lugar, três pontos atrás do Central Córdoba e um ponto atrás da LDU. O cenário não é o ideal, mas está longe de ser desesperador. Ainda restam três rodadas da fase de grupos, sendo que em duas delas o rubro-negro jogará em casa.
A próxima partida é a que resta a ser disputada fora de casa, na Argentina, e o resultado dela ditará os últimos dois jogos no Maracanã. Se o Flamengo vencer o Central Córdoba em Santiago del Estero na quarta rodada, vai para os últimos jogos no Rio com chances reais de ser líder em caso de mais vitórias. Porém, se o rubro-negro empatar ou até perder no confronto com o time argentino, a situação se complica, mas o clube carioca ainda teria chances de se classificar pelo menos em segundo lugar vencendo as últimas partidas no Rio de Janeiro sob pressão.
Em resumo, os comandados de Filipe Luís precisam ganhar os jogos em casa, e ao menos não perder na Argentina para ter uma vida tranquila nessa reta final da fase de grupos. Embora, o ideal fosse obter 100% de aproveitamento nas últimas três rodadas para garantir a liderança, terminar com uma das melhores campanhas da fase de grupos e poder decidir os confrontos da fase mata-mata no Rio de Janeiro.
O clube da Gávea volta a campo pela competição continental na quarta-feira (7 de maio), em Santiago Del Estero, contra o Central Córdoba, às 21h30.
Foto de capa: Reprodução/X/@conmebol
Reportagem de Raul César, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Pacers dominam novamente e abrem 2 a 0 na série contra os Bucks
LEIA TAMBÉM: Towns brilha e Knicks vence Pistons fora de casa

Pingback: Mesmo com meia-entrada, estudantes enfrentam dificuldade para ir aos estádios | Agência UVA
Pingback: Botafogo busca reação na Libertadores para manter vivo o sonho do mata-mata | Agência UVA
Pingback: Para além dos cariocas: veja como está a situação dos outros brasileiros na Libertadores | Agência UVA