A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu, na última quarta-feira (08/04), uma audiência pública para discutir o aumento da tarifa do Metrô Rio, de R$ 7,50 para R$ 7,90. O encontro contou com a presença do Secretário de Transportes, Washington Reis, do presidente da concessionária, Guilherme Ramalho e de outras autoridades. Durante a reunião, foi confirmado o reajuste de 5,33% na passagem, que entrará em vigor a partir do dia 12 de abril. Com isso, o metrô passa a ter a tarifa de transporte mais cara do Rio de Janeiro.
Paralelamente a isso, na manhã do dia 8, ocorreu a queda de um muro na estação Engenho da Rainha, durante um trabalho realizado pela concessionária Águas do Rio em uma tubulação na área externa do sistema metroviário. De acordo com o MetrôRio, foi necessário desligar a energia da via para que a concessionária pudesse trabalhar com segurança na área onde o muro caiu. Por esse motivo, os trens da Linha 2 estavam operando provisoriamente apenas entre as estações Maria da Graça e Botafogo.
O acidente resultou no fechamento de 11 estações, afetando os passageiros no horário de pico e obrigando muitos a recorrer a outros meios de transporte. Nos comentários do aviso publicado no perfil oficial do Metrô Rio, inúmeros usuários reclamaram da falta de comunicação, dos atrasos e da superlotação.cO problema repercutiu nas redes sociais, com vídeos e fotos de passageiros que enfrentaram a paralisação do transporte
Em nota, o Metrô Rio informou que operação foi normalizada por volta das 11 horas. A Secretaria do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ comunicaram formalmente a concessionária Águas do Rio, os órgãos também realizaram uma fiscalização no local que o muro caiu.
Foto de capa: Divulgação/Metrô Rio
Reportagem por Ana Beatriz do Carmo Carvalho com edição de texto de Karla Maia
LEIA TAMBÉM: Blog Fim de Jogo promove II Encontro de Jornalismo Esportivo e Digital na UVA
LEIA TAMBÉM: Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro

Pingback: Festival É Tudo Verdade comemora 30 anos de história com uma programação gratuita | Agência UVA