Esporte

Rio Open 2025: o maior torneio de tênis da América Latina

A competição vai contar com grandes nomes do tênis brasileiro e mundial

O Rio Open chega a sua 11ª edição entre os dias 15 a 23 de fevereiro, o Jockey Club Brasileiro será mais uma vez palco do maior torneio de tênis da América Latina. O evento faz parte do ATP Tour, torneios de primeira linha organizado pela Associação de Profissionais do Tênis (ATP). O Rio Open é um ATP 500 ou seja o vencedor da competição recebe 500 pontos que serão somados ao ranking mundial. A primeira edição ocorreu em 2014 e teve como vencedor a lenda do tênis Rafael Nadal, que na época era o número um do ranking mundial.

Esse ano Alexander Zverev vai marcar presença, atual N° 2 do ranking. O alemão chegou a três finais de grand slam, vencedor de seis Masters 1000 e medalha de ouro em Tóquio. Também teremos a presença de 5 brasileiros: Felipe Meligeni, Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Thiago Seyboth e a mais nova estrela do tênis brasileiro, João Fonseca. No domingo (16), Fonseca venceu o ATP 250 de Buenos Aires, derrotando o argentino Francisco Cerundolo e conquistando o primeiro ATP de sua carreira profissional.

Público deixou de assistir aos jogos para ver Zverev treinando
(Foto: Rio Open/Fotojump)

O torneio se iniciou no sábado (15), com o qualificatório. Alguns jogadores não possuem ranking para a chave principal e passam antes por uma fase secundária, contando com a presença de 3 brasileiros. Matheus Alves fez um jogo parelho com Jaime Faria mas cometeu alguns erros essenciais e perdeu o jogo por 2×0 com parciais de 7-5 e 7-6.

Uma quadra 1 lotada e o público vibrando bastante com um Brasil x Argentina, foi o cenário do duelo entre Karue Sell e Ugo Carabelli. O brasileiro fez um jogo duríssimo contra o argentino com seis aces e salvando três break point, porém Carabelli triunfou ao final e venceu por 2×1 com parciais de 6-4, 4-6 e 6-4.

João Lucas Reis foi a quadra Guga Kuerten enfrentar Chun-Hsin Tseng, começou bem o jogo vencendo o primeiro set com nenhuma dupla falta e prevalecendo o primeiro serviço com 19 pontos ganhos. Porém o taiwanês começou a crescer na partida e mesmo João sem errar muito, Tseng venceu de virada o brasileiro. Placar de 2×1 com parciais de 7×6, 3×6 e 4×6. Nenhum brasileiro que passou pelo qualificatório conseguiu se classificar para a chave principal.

Karue Sell estreante no Rio Open fez um confronto de 2h28 com Carabelli
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Com a conquista do ATP 250 de Buenos Aires João Fonseca se tornou o jogador mais jovem do país a vencer um torneio da ATP. O título impulsionou o carioca de 18 anos no ranking mundial e atinge a melhor marca da carreira. O novo número um do Brasil, subiu 31 posições e agora é o 68º do ranking mundial.

Chave de simples do torneio
(Foto: Divulgação)

Na Segunda (17), começa a chave principal, teremos 4 brasileiros no primeiro dia, Zverev e João Fonseca só jogam na terça. O público pode acompanhar a transmissão a partir do Sportv. A final vai ocorrer no domingo (23).  

Foto de capa: Divulgação/Rio Open

Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes

LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro atinge nível crítico de calor nesta segunda-feira

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre a rodada divisional da NFL

4 comentários em “Rio Open 2025: o maior torneio de tênis da América Latina