Nesta terça-feira (17), após vencer o Toros de Chiriquí, do Panamá, pelo placar de 99 a 72, o Flamengo encerrou de forma invicta a primeira fase da Champions League Américas (BCLA). O Rubro-Negro já havia iniciado sua campanha com uma vitória emocionante sobre o Boca Juniors, da Argentina, no domingo (15), por 70 a 69.
Ambos os jogos foram realizados no Tijuca Tênis Clube, com o apoio da Nação. Com os resultados, o Flamengo mantém a liderança do grupo B, com quatro pontos. A próxima janela de disputas será em janeiro de 2025. O time brasileiro volta a atuar pela competição no dia 12 de janeiro, novamente contra o Toros de Chiriquí.
Confronto contra o Boca Juniors:
Com um ginásio cheio e uma torcida barulhenta, o Rubro-Negro triunfou sobre o time argentino por 70 a 69 em um confronto eletrizante, decidido apenas no último segundo. A partida foi marcada pelo equilíbrio desde o início.

(Foto: Gilvan de Souza/CRF)
No primeiro quarto, as equipes se alternaram na liderança, com o Boca fechando a parcial em 22 a 20. Durante o segundo período, os argentinos chegaram a abrir uma vantagem de cinco pontos, mas o Flamengo, com boas atuações de Gui Deodato e Kayo Gonçalves, encostou no placar. O Boca, no entanto, foi para o intervalo na frente, vencendo por 35 a 33.
O terceiro quarto foi o ponto de virada para o time comandado por Gustavo De Conti. Com uma defesa sólida e um ataque mais consistente, o Flamengo conseguiu virar o jogo e encerrou a parcial com uma vantagem de quatro pontos: 54 a 50. No último período, o equilíbrio voltou a dominar, com o Boca Juniors buscando o resultado até os segundos finais.

(Foto: Gilvan de Souza/CRF)
A reta final foi um verdadeiro teste para os nervos. A 26 segundos do fim, Gallizzi, do Flamengo, errou uma enterrada livre, porém se redimiu em seguida, marcando dois pontos cruciais. Do lado argentino, Ibargüen foi o grande destaque do jogo com 20 pontos. O cestinha da partida teve a chance de empatar o duelo em lances livres nos últimos segundos, mas desperdiçou o segundo arremesso e selou a vitória do Flamengo.
Gui Deodato e Shaquille Johnson foram os principais nomes do Rubro-Negro, ambos anotando 16 pontos. Além deles, Taya Gallizzi e Lucas Siewert também contribuíram em momentos decisivos. Pelo lado argentino, as boas atuações foram de Ibarguen com 20 pontos e Vega com 11 pontos e 8 rebotes. Além de Scala e Cuello que foram importantes no jogo por já conhecerem o Flamengo e o basquete brasileiro.

(Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Confronto contra o Toros de Chiriquí:
O FlaBasquete conquistou sua segunda vitória consecutiva na competição ao derrotar o Toros de Chiriquí, do Panamá, por 99 a 72. Em uma partida tranquila, como já era esperado, o Rubro-Negro confirmou o favoritismo amplamente atribuído ao confronto.

(Foto: Paula Reis/CRF)
Logo no início, o Flamengo mostrou superioridade. Apesar de um começo equilibrado, o time comandado por Gustavo De Conti rapidamente encontrou seu ritmo. Destaques como Gallizzi e Jhonatan Luz, que inauguraram os primeiros pontos, ajudaram o Rubro-Negro a abrir vantagem no primeiro quarto, que terminou em 23 a 13.
O Toros ensaiou uma reação no segundo período, cortando a diferença para apenas três pontos em determinado momento. Porém, a equipe panamenha não conseguiu sustentar o embalo. Ao fim do primeiro tempo, o Rubro-Negro mantinha a liderança com 41 a 30.

(Foto: Paula Reis/CRF)
No terceiro quarto, o FlaBasquete ampliou a diferença no placar. Jordan Williams, destaque da noite com 16 pontos, liderou o ataque rubro-negro. Lucas Siewert também teve uma atuação marcante, anotando um duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes. O período terminou com uma vantagem confortável para o Flamengo: 75 a 47.
No último quarto, Shaq Johnson e Lucas Siewert continuaram explorando as cestas de três, consolidando uma atuação ofensiva impecável. Com tranquilidade, o Rubro-Negro administrou o placar até o apito final, encerrando o confronto com 99 a 72.

(Foto: Paula Reis/CRF)
Além de Jordan Williams, outros nomes brilharam pelo Flamengo, como Alexey com 12 pontos e 9 assistências, Shaq Johnson 14 pontos. O cestinha do jogo, entretanto, foi Rojas, do Toros, que marcou 18 pontos.
Antes da virada do ano, os rubro-negros ainda têm compromissos pelo NBB. A equipe encara o Bauru, no próximo sábado (20), e depois tem uma sequência contra Paulistano, São José e Mogi antes de encerrar o ano.
Foto de capa: Gilvan de Souza/CRF
Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Rayssa Leal faz história ao se tornar tricampeã mundial
LEIA TAMBÉM: No duelo pela liderança do NBB, Minas vence o Flamengo no Rio

Pingback: Flamengo vira e vence o Vasco em clássico no NBB | Agência UVA