Esporte

Com vitória de Norris em Abu Dhabi, McLaren encerra jejum de 26 anos

Norris vence e garante o título do campeonato de construtores para a sua equipe

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizado no último domingo (8), foi palco de uma vitória histórica para a McLaren. Lando Norris cruzou a linha de chegada em primeiro lugar garantindo não apenas sua quarta vitória na carreira, mas também encerrando um jejum de 26 anos sem títulos de construtores para a equipe britânica. O triunfo marca o retorno ao topo de uma das mais tradicionais escuderias da Fórmula 1, que não vencia desde 1998, na era de Mika Hakkinen.

Além da vitória de Norris, a McLaren contou com o apoio de Oscar Piastri, que terminou em décimo após um início turbulento. Mesmo com a Ferrari apresentando uma forte concorrência, especialmente com Charles Leclerc subindo de 19º para terceiro e Carlos Sainz terminando em segundo, o esforço combinado dos pilotos da McLaren foi suficiente para assegurar o título.

A largada no circuito de Yas Marina foi repleta de tensão. Norris manteve-se na liderança, mas, logo atrás, Piastri e Max Verstappen se envolveram em um incidente na primeira curva, que resultou em danos e penalidades para ambos. Enquanto Piastri enfrentava uma corrida de recuperação, Verstappen também lutava para se reestabelecer após cumprir uma penalidade de 10 segundos.

Outro destaque foi Charles Leclerc, que protagonizou uma impressionante escalada no grid. Partindo da penúltima posição devido a uma penalização, o monegasco demonstrou habilidade e determinação ao conquistar um lugar no pódio, consolidando o segundo lugar da Ferrari no campeonato de construtores.

Após as luzes se apagarem, o drama em Abu Dhabi estava prestes a começar.
(Foto: Reprodução/F1)

A temporada de 2024 também foi marcada pela despedida de importantes figuras da Fórmula 1. Lewis Hamilton, que atravessa um ano turbulento, não conseguiu se recuperar das dificuldades da Mercedes. O piloto britânico, que largou em 16º e terminou em quarto lugar, viu sua chance de título se dissipar nas últimas provas. O heptacampeão mundial vai se juntar a Ferrari na próxima temporada e terá Charles Leclerc como parceiro de equipe.

Outros nomes como Carlos Sainz, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen também disputaram suas últimas corridas por suas respectivas equipes, assim, prenunciando uma grande movimentação no mercado de pilotos.

O título de construtores de 2024 representa a resiliência da McLaren, que enfrentou anos difíceis desde sua última grande conquista. A equipe quase alcançou o feito em 2007, mas foi desclassificada devido a um escândalo de espionagem. Agora, com um elenco jovem e promissor, liderado por Norris e Piastri, a escuderia volta a ser uma das forças dominantes da Fórmula 1.

Norris comemorou com o chefe da McLaren, Zak Brown, quando a vitória do campeonato de construtores se confirmou
(Foto: reprodução/F1)

“É uma sensação incrível, não para mim, mas para toda a equipe, todos fizeram um trabalho incrível este ano para vir de onde estávamos no começo. Estou muito orgulhoso de todos – foi uma jornada adorável, e terminar a temporada assim é perfeito, então apenas parabéns e um grande obrigado a todos na McLaren”, disse Norris.

A corrida encerrou a temporada da Fórmula 1 de 2024, mas os carros retornarão ao Circuito de Yas Marina na próxima semana para testes de pós-temporada em 10 de dezembro. Olhando para o futuro, os testes de pré-temporada de 2025 ocorrerão no Bahrein nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, antes da ação começar novamente quando a campanha de 2025 começar na Austrália de 14 a 16 de março.

Foto de capa: Divlugação/F1

Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Verstappen se torna tetracampeão em Las Vegas com dobradinha da Mercedes no pódio

LEIA TAMBÉM: Botafoguenses que foram para Buenos Aires relatam a conquista inédita do time

1 comentário em “Com vitória de Norris em Abu Dhabi, McLaren encerra jejum de 26 anos

  1. Pingback: Rayssa Leal faz história ao se tornar tricampeã mundial | Agência UVA

Deixe um comentário