Esporte

Vasco encerra o ano em São Januário com vitória e show de Coutinho

Vasco bate Galo por 2 a 0 com uma atuação convincente e em noite mágica de Philippe Coutinho.

O Vasco derrotou o Atlético Mineiro na chuvosa noite desta quarta-feira (4), pelo placar de 2 a 0, em São Januário, em confronto válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados pela dupla Vegetti e Coutinho. Com o resultado, a equipe cruzmaltina chegou aos 47 pontos e praticamente confirmou sua vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

O primeiro tempo começou com a equipe mandante pressionando o Atlético-MG, algo esperado por estar jogando em casa. O time precisava mostrar algo diferente, já que vinha de uma sequência de cinco jogos sem vencer. As melhores chances de gol na primeira etapa surgiram dos pés de Coutinho e Alex Teixeira, mas o maior destaque foi o volante Jair. Retornando ao time titular após um longo período afastado por conta de uma lesão grave, Jair dominou as ações no meio de campo, contribuindo tanto ofensivamente quanto defensivamente.

Já o primeiro tempo do Galo foi marcado por lampejos de contra-ataques protagonizados por Hulk e Deyverson. A equipe mineira não tem apresentado um futebol que agrade à torcida há algum tempo, e desta vez não foi diferente. O vice-campeão da Copa do Brasil e da Libertadores parece carecer de repertório, limitando-se a cruzamentos para a área ou à dependência da individualidade de seu craque, Hulk.

Equipe do Vasco reunida Foto: Matheus Lima | Vasco da Gama

No segundo tempo, foi a vez do pequeno mágico, Philippe Coutinho, brilhar. O meia vascaíno deu um passe espetacular para o artilheiro da equipe, Vegetti, abrir o placar em São Januário. A equipe já vinha merecendo o gol, e ele não poderia ter sido melhor executado. A partir daí, o Vasco passou a dominar o jogo, até que Lucas Piton cruzou com precisão para Coutinho ampliar o marcador. O cria da base vascaína voltou a balançar as redes em São Januário após 14 anos, relembrando os tempos de sua primeira passagem pelo clube, quando marcou ainda aos 18 anos de idade.

Com a mudança tática implementada pelo treinador Felipe, a equipe claramente respondeu melhor em campo, apresentando um jogo seguro contra o atual vice-campeão da América. O desempenho deixou na mente dos torcedores cruzmaltinos a esperança de que o próximo ano reserva coisas boas a serem vistas.

Gol do Coutinho contra o Galo/ Foto: Matheus Lima/ Vasco da Gama

Provavelmente, esta foi a última partida do Campeonato Brasileiro realizada no atual estádio de São Januário, que passará por reformas previstas para o início do próximo ano. Apesar de um ano marcado por altos e baixos, a equipe cruzmaltina soube valorizar o mando de campo, mostrando que, em São Januário, é muito difícil ser derrotada. Foram apenas duas derrotas em casa ao longo do ano. Os jogos na colina histórica foram cruciais para a boa campanha na Copa do Brasil, onde o time chegou às semifinais, e no Campeonato Brasileiro, no qual a equipe teve uma temporada tranquila, sem risco de rebaixamento, e olhando mais para a parte de cima da tabela.

O Vasco encerra sua participação no Campeonato Brasileiro no próximo domingo (8), às 16h (horário de Brasília), enfrentando o já rebaixado Cuiabá fora de casa. Já o Atlético Mineiro encerra seu melancólico fim de temporada em casa, no mesmo horário, contra o Athletico Paranaense.

Foto de capa: Alexandre Maia/MyPhoto Press/Gazeta Press

Reportagem de Davi Nicolini com edição de texto de João Gabriel Lopes

Leia também: Vasco empata com o lanterna em São Januário e ouve vaias da torcida

Leia também: Fluminense empata com Criciúma e aumenta a pressão contra o rebaixamento

3 comentários em “Vasco encerra o ano em São Januário com vitória e show de Coutinho

  1. Pingback: Flamengo vence Criciúma com facilidade fora de casa | Agência UVA

  2. Pingback: Mesmo com vitória, Fluminense ainda não garante permanência na série A | Agência UVA

  3. Pingback: Play In define os últimos classificados aos playoffs da NBA | Agência UVA

Deixe um comentário