Esporte

É tempo de Botafogo! A Glória Eterna é do Glorioso

O Botafogo de Futebol e Regatas é campeão da Copa Conmebol Libertadores 2024

Neste sábado (30), o Botafogo conquistou o maior título de sua história ao bater o Atlético-MG por 3 a 1. Mesmo com um jogador a menos desde os 30 segundos da etapa inicial — Gregore foi expulso após atingir a cabeça de Fausto Vera —, o Glorioso é o mais novo campeão da Conmebol Libertadores.

Um primeiro tempo que contrariou a lógica desde o primeiro minuto, literalmente. Todos os prognósticos de favoritismo e controle de jogo foram por água abaixo logo aos 30 segundos, quando Gregore acertou a cabeça de Fausto Vera no meio de campo e recebeu o cartão vermelho mais rápido da história da Libertadores.

A expulsão foi a senha para que a final escancarasse em 45 minutos quem era o time mais organizado em campo. Mesmo com um a menos, o Botafogo logo se arrumou sem nem precisar fazer substituição. Fechou espaços e deixou a bola com um Atlético-MG inerte. Com exceção de dois chutes de longa distância de Hulk sem muito perigo, John sequer trabalhou. Os mineiros giravam a bola lentamente de um lado para o outro com um repertório que não ia além de cruzamentos para a área bem rechaçados pela defesa.

O Botafogo criou coragem, se soltou e, na primeira vez que se debruçou no campo ofensivo, abriu o placar. Almada serviu Luiz Henrique pela esquerda, o atacante limpou Lyanco e rolou para Marlon Freitas chutar. A bola bateu em Júnior Alonso e se apresentou para o camisa 7 abrir o placar aos 35. Menos de dez minutos depois, o segundo, novamente em cochilo de um Galo que marcava à distância diante de botafoguenses a mil por hora. Arana tentou proteger, Luiz Henrique foi mais esperto e acabou derrubado por Everson. O pênalti foi cobrado por Alex Telles, forte e no canto, e fez o 2 a 0 justo para quem nem precisou de 11 para ser melhor.

A volta do intervalo começou também com emoção. Gabriel Milito mexeu, entrou com Mariano, Eduardo Vargas e Bernard. Para uma final de Libertadores, não podemos esperar nada e devemos esperar tudo. Com um minuto da etapa complementar, Eduardo Vargas, no seu primeiro toque na bola, diminuiu o placar. E daí por diante foi uma pressão quase que por toda a segunda etapa em busca do empate.

No final do jogo, Arthur Jorge colocou Matheus Martins, e ele, o artilheiro da Libertadores, Junior Santos. Precisava ser dele. O atacante estava desde o início da reestruturação do Botafogo. No último lance do jogo, Junior Santos driblou dois, arrancou, tocou para Matheus Martins, mas quis o destino que a bola sobrasse para ele após corte de Junior Alonso. 3 a 1 Botafogo. A Glória Eterna é do Glorioso!

Com a vitória, o Glorioso vai ao Intercontinental, e estreia no dia 11 de dezembro. A conquista da Glória Eterna também leva o Alvinegro ao primeiro Super Mundial, que acontecerá entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.

Foto de Capa: Vítor Silva/BFR

Reportagem por Mateus Aguiar, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Crise das apostas: veja casos envolvendo jogadores brasileiros

LEIA TAMBÉM: Em jogo sem gols, Flamengo e Fortaleza empatam pelo Brasileirão