Max Verstappen se tornou tetracampeão mundial pela Fórmula 1 (F1) na madrugada do domingo (24), em Las Vegas. A cidade abrigou uma corrida complicada em condições frias e escorregadias. Além da disputa pelo pódio, houve um embate secundário pelo título, com Norris tentando atrapalhar a festa de Max. George Russel que garantiu a pole position foi o vencedor seguido de Lewis Hamilton. Com isso, ambos garantiram uma dobradinha para a Mercedes. Carlos Sainz terminou em terceiro e completou o pódio.
Bastava chegar à frente de Lando Norris, porém Max Verstappen fez muito mais do que isso ao entrar na briga pelo pódio e sacramentar o quarto título da carreira na F1. Verstappen entrou no encontro de 50 voltas sabendo que tudo o que precisava fazer era manter o adversário pelo título atrás dele para garantir outra coroa, o que o holandês conseguiu após a primeira curva e gradualmente se distanciando do piloto da McLaren.
Após a segunda rodada de pit stops, Verstappen chegou as posições do pódio, mas optou por não lutar quando as Ferraris chegaram na traseira de sua Red Bull nas últimas voltas. Tanto Carlos Sainz quanto Charles Leclerc conseguiram fazer a ultrapassagem.
O pole position, George Russell fez uma boa largada e se manteve na liderança da prova. Charles Leclerc alcançou a segunda posição e chegou a ameaçar o britânico, que despistou o piloto da Ferrari.
Hamilton fez uma corrida excepcional, visto que após a péssima classificação ele teve que largar em 10º no grid. O também britânico conseguiu abrir caminho e foi apoiar seu companheiro de equipe Russell, cuja vitória marcou o primeiro triunfo da Mercedes desde o Grande Prêmio (GP) da Bélgica em julho.

(Foto: Reprodução/F1)
Norris fez uma tentativa bem-sucedida de fazer a volta mais rápida nos momentos finais, ficando em sexto. Assim, matematicamente saiu da disputa pelo campeonato, com seu companheiro de equipe Oscar Piastri cruzando a linha em sétimo após uma penalidade de tempo por uma largada falsa.
O piloto da Haas, Nico Hulkenberg, ultrapassou Yuki Tsunoda, da Red Bull no final, o que pode ter sido crucial para a acirrada batalha dos construtores pela sexta posição, especialmente depois que o titular da segunda fila, Pierre Gasly, sofreu um abandono devido a problemas técnicos a bordo de seu Alpine. Sergio Perez acrescentou um ponto à contagem da RB chegando em 10º.
Verstappen é apenas o sexto piloto na história a ter no mínimo quatro títulos da Fórmula 1. Com 27 anos, o holandês empatou em número de campeonatos com Sebastian Vettel e Alain Prost, ficando atrás apenas do argentino Juan Manuel Fangio (5 títulos), do alemão Michael Schumacher (7 títulos) e do britânico Lewis Hamilton (7 títulos).
A Fórmula 1 volta no Catar, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para a disputa da penúltima etapa da temporada de 2024.
Foto de capa: Reprodução/F1
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Em reedição da última final, Flamengo domina e derrota Franca
LEIA TAMBÉM: Gabriel Bortoleto é o mais novo contratado da Sauber e encerra jejum de 7 anos

Pingback: Botafogo vence Palmeiras com facilidade e recupera liderança na reta final do Brasileiro | Agência UVA
Pingback: No duelo pela liderança do NBB, Minas vence o Flamengo no Rio | Agência UVA
Pingback: Com vitória de Norris em Abu Dhabi, McLaren encerra jejum de 26 anos | Agência UVA