Esporte

Verstappen vence em Interlagos após corrida emocionante e com muita chuva

O tricampeão mundial volta a vencer depois de 10 corridas além de Ocon e Gasly fecharem o pódio

O Grande Prêmio de São Paulo na Fórmula 1 aconteceu neste domingo (3) e contou com muita chuva, emoção e diversos incidentes. Mesmo com todos esses fatores, venceu quem teve mais competência e foi o tricampeão Max Verstappen. O holandês fez uma corrida incrível, largando da 17ª posição e terminando com a vitória. Ocon e Gasly correndo pela Alpine, foram as surpresas e completaram o pódio. Norris, o vice-líder da Fórmula 1, acabou na sexta colocação. Com isso, Max se aproximou ainda mais do tetracampeonato e já pode se consagrar campeão no próximo GP.

No sábado (2), a chuva fez com que a corrida de classificação fosse adiada por repetidas vezes e no final fosse cancelada e remarcada para a manhã do dia seguinte. Mesmo com muita chuva e alguns atrasos, a classificação ocorreu. No final do Q2, Stroll bateu causando a bandeira vermelha, isso impossibilitou Verstappen de fazer um novo tempo deixando-o em 12º. Max já teria sofrido uma punição de 5 posições no grid de largada devido a troca de motor, isso fez com que ele largasse em 17º.

Dada a largada, Russel ultrapassou Norris e assumiu a ponta. Enquanto isso, Verstappen escalou o pelotão e saltou da 17º para a sexta posição em poucas voltas. A sequência de movimentos habilidosos e algumas ultrapassagens sem a DRS trouxe inclusive um mergulho para cima do Piastri na volta 12.

O argentino Colapinto bateu e causou uma bandeira vermelha. Max aproveitou a interrupção para trocar os pneus e tomou as posições de Leclerc, Norris e Russel. Com apenas Esteban Ocon na sua frente, ele aproveitou a relargada devido ao Safety Car que entrou pela batida de Sainz e assumiu a liderança na volta 43.

Após ultrapassar Ocon, Verstappen não olhou mais para trás.
(Foto: Divulgação/F1)

Com atuação de destaque, os dois pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly, completaram o pódio e fizeram a equipe subir duas posições no campeonato de construtores.

Na classificação realizada nesta manhã, Ocon se colocou em quarto, enquanto Gasly ficou apenas com o 13º tempo. Com uma boa estratégia na corrida, Ocon chegou a liderar a corrida. Gasly, por sua vez, avançou ao terceiro lugar, garantindo este posto ao final das 69 voltas.

“Estou absolutamente animado neste momento! Estou muito orgulhoso da equipe. Para superar uma temporada tão difícil… teria sido muito fácil desistir, mas nunca desistimos e aqui estamos. Ambos os carros em P2 e P3, muitos pontos para a equipe e todos devem estar muito orgulhosos hoje”, disse Gasly ao término da corrida.

George Russel ficou na quarta colocação, seguido por Leclerc e Norris. Faltando pouco para terminar o ano, Lando se encontra praticamente derrotado no Mundial de Pilotos. O inglês perdeu a liderança na largada além de outras três posições na bandeira vermelha causada por Colapinto. Ao final, errou em relargada pós batida do Sainz e jogou fora qualquer possibilidade de reação.

Um dos momentos mais marcantes desse fim de semana foi Lewis Hamilton pilotando a icônica McLaren MP4/5B, carro que fez Senna ser campeão mundial em 1990.

Mesmo debaixo de chuva, Hamilton pôde homenagear o brasileiro que é um dos seus ídolos, na arquibancada foi possível ver pessoas se emocionando. O piloto, após o término da volta, levantou a bandeira do Brasil e correu mais uma vez o circuito com a flâmula em mãos.

“Minhas emoções hoje foram uma montanha-russa, com a qualificação sendo realmente azarada com aquela bandeira vermelha, começando em P17, eu sabia que seria uma corrida muito difícil, mas ficamos longe de problemas, fizemos as escolhas certas, ficamos calmos e estávamos bem. Todas essas coisas juntas, é claro, tornaram esse resultado possível. Quero dizer, inacreditável vencer aqui”, Verstappen ao fim da corrida.

A temporada da Fórmula 1 vai dar uma pausa e depois volta com três finais de semana em sequência tendo corrida. Em 24 de novembro teremos Las Vegas, após isso será o GP do Qatar e Abu Dhabi.

Foto de capa: Divulgação/F1

Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Bola de Ouro tem histórico de premiações controversas

LEIA TAMBÉM: Sainz vence com autoridade no México e Ferrari tem dobradinha no pódio

3 comentários em “Verstappen vence em Interlagos após corrida emocionante e com muita chuva