Esporte

Flamengo vence Atlético-MG e sai na frente em jogo de ida da final da Copa do Brasil

Rubro-negro leva vantagem de dois gols de diferença para a Arena MRV

O Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2024 durante a tarde do último domingo (3). O duelo foi disputado no Maracanã e vale a taça mais democrática do país considerando todas as equipes e estados que participam desde as fases iniciais. Além do título de caráter nacional, neste ano o vencedor do torneio desembolsará 73,5 milhões de reais.

O clube carioca busca o quinto título na história desta competição. Já foi campeão nas edições de 1990, 2006, 2013 e 2022. Enquanto isso, o time da capital mineira tenta levantar esta taça pela terceira vez, visto que fez isso nas edições de 2014 e 2021.

No primeiro tempo da decisão da competição nacional, o rubro-negro fez valer o mando de campo e dominou a partida. Pouco se viu a equipe mineira oferecer perigo. Houve apenas um chute perigoso de Gustavo Scarpa que foi defendido pelo goleiro Rossi ainda com segundos de jogo.

Com isso, o time comandado por Filipe Luís aproveitou e criou diversas oportunidades chegando a balançar as redes por duas vezes. Aos 10 minutos, Arrascaeta aproveitou o rebote da finalização de Gabigol após jogada bem trabalhada da equipe. Instantes depois, aos 38, o próprio Gabigol ampliou o placar ao avançar livre pelo lado direito do ataque e chutar na saída do goleiro adversário. Everson, por sua vez, foi o responsável por manter o placar em 2 a 0 com as suas defesas.

Na volta do intervalo o jogo ficou equilibrado. O Galo deixou de ceder tanto espaço para o time mandante, enquanto os donos da casa abriram mão de ter a bola e passaram a jogar no contra-ataque. Num desses momentos, aos 29 minutos, Gabigol se movimentou, recebeu a bola e chutou da entrada da área convertendo mais um gol na decisão. O atacante de 28 anos chegou a 17 gols em finais durante toda a sua carreira.

Até aquele momento o cenário era perfeito para os mais de 60 mil torcedores do clube carioca no Maracanã. O placar por 3 a 0 numa final e a redenção de um ídolo que passou por um ano complicado era um cenário mais otimista do que qualquer sonho. No entanto, Alan Kardec, do Atlético-MG, foi responsável pela quebra de expectativa.

O atacante saiu do banco da equipe mineira e logo nas primeiras participações na decisão aproveitou a falha de Léo Ortiz e finalizou rasteiro da entrada da área diminuindo o placar aos 35 minutos. Após o lance, o time visitante se animou, intensificou a pressão e teve chances de fazer mais um gol. Apesar de não conseguir, deu o recado de que a decisão ainda está em aberto e tudo pode ser diferente no jogo da volta.

Flamengo e Atlético-MG voltam a se enfrentar pelo jogo de volta da final da competição nacional no próximo domingo (10), às 16 horas, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Para ser campeão, o rubro-negro pode perder por até um gol de diferença. Enquanto o Galo precisa vencer por três gols de diferença para sair com o título, porém caso ganhe a partida com dois gols de vantagem, a decisão será definida na disputa por pênaltis.

Escalações

Flamengo

Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta (Alcaraz); Michael, Plata (Fabrício Bruno) e Gabigol (Varela).
Técnico: Filipe Luís.

Atlético-MG

Everson; Lyanco (Saravia), Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Alan Kardec), Otávio (Zaracho), Alan Franco, Rubens e Guilherme Arana (Alisson); Paulinho e Hulk.
Técnico: Gabriel Milito.

Ficha técnica

Local: Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Data e horário: 03/11/2024, às 16h
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS), Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
Cartões amarelos: Guilherme Arana (CAM) e Alex Sandro (FLA)
Gols: Arrascaeta (10’1ºT), Gabigol (38’1ºT e 28’2ºT) e Alan Kardec (34’2ºT).

Foto de capa: Marcelo Cortes/CRF

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Bola de Ouro tem histórico de premiações controversas

LEIA TAMBÉM: Volta Redonda de volta: clube do RJ retorna à Série B do Brasileirão após 26 anos

Avatar de Desconhecido

Olá! Me chamo Gustavo e tenho 23 anos. Nasci e cresci na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sou criativo, leal e apaixonado tanto pela escrita quanto por esportes. Atualmente estudo Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pretendo evoluir cada vez mais.

1 comentário em “Flamengo vence Atlético-MG e sai na frente em jogo de ida da final da Copa do Brasil

  1. Pingback: Flamengo é campeão da Copa do Brasil pela quinta vez | Agência UVA

Deixe um comentário