Eleições 2024 Política

Niterói e Petrópolis definem prefeitos no segundo turno

Cidades foram as únicas do estado com dois pleitos

Niterói e Petrópolis, cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, foram às urnas no último domingo (27) para decidir quem governará os municípios pelos próximos quatro anos. Rodrigo Neves (PDT) e Hingo Hammes (PP) venceram a disputa nas respectivas cidades. As localidades foram as únicas entre as 11 que poderiam participar de um segundo turno no estado. Na corrida, participaram os candidatos mais bem votados no primeiro pleito, já que nenhum concorrente conseguiu atingir a maioria absoluta dos votos válidos.  

Em Niterói a disputa foi marcada pela tentativa de reeleição do candidato Rodrigo Neves (PDT), que governou o município entre 2012 e 2020 e conseguiu eleger seu sucessor, Alexel Grael (PDT), no ano que deixou o cargo. Sua chapa contava com outros 11 partidos e no segundo turno sua candidatura recebeu o apoio de Talíria Petrone (PSOL), que ficou em terceiro lugar no primeiro pleito, que considerou que o candidato era “a única via democrática”.

NITERÓI (RJ), 27/07/2023 – O secretário Executivo do município, Rodrigo Neves fala durante inauguração do novo Mercado Municipal de Niterói, na região central da cidade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rodrigo Neves (PDT) tentou ser governado do estado do Rio de Janeiro em 2022, mas perdeu a eleição.
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

 O candidato que concorria contra Neves era Carlos Jordy (PL). Conhecido por apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jordy começou sua carreira política como vereador da cidade de Niterói em 2016, dois anos depois se tornou deputado federal e em 2022 conseguiu se reeleger para o cargo. Contando apenas com o Progressistas além do próprio PL em sua chapa, essa foi a primeira vez que o deputado concorreu a um cargo do executivo. Rodrigo Neves (PDT) foi eleito com 57,20% dos votos, contra 42,80% de Carlos Jordy (PL).

Já em Petrópolis a eleição foi decidida com um resultado maior para Hingo Hammes (PP), que terminou a disputa com 74,74% dos votos, contra 25,26% de Yuri (PSOL). Hingo Hammes (PP) começou sua carreira política tentando ser vereador da cidade de Petrópolis em 2016, mas ficou apenas como suplente, em 2020 ele disputou o cargo pela segunda vez e conseguiu se eleger. Essa foi a primeira eleição que o candidato disputou para um cargo do executivo e sua chapa contava com outros seis partidos, além do Progressistas. 

Hingo Hammes (PP) já ocupou o cargo de prefeito interino da cidade em 2021, quando era presidente da Câmara Municipal de Petrópolis. (Foto: Reprodução/Rede Social)

Já o candidato derrotado na cidade, Yuri (PSOL) é deputado estadual e disputava o cargo de prefeito pela segunda vez. O candidato iniciou sua vida política em 2012, quando concorreu ao cargo de vereador pela cidade, mas ficou como suplente, dois anos depois tentou ser prefeito, mas não se elegeu. Sua primeira vitória ocorreu nas eleições de 2020, quando ele foi eleito vereador, dois anos depois ele venceu sua segunda eleição e se tornou deputado estadual, cargo que ele ainda ocupa. Yuri (PSOL) contava apenas com a Federação PSOL / REDE na sua chapa. 

Foto de Capa: Rovena Rosa/Agência Brasil

Reportagem de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Veja quem são os candidatos eleitos nas capitais do Brasil

LEIA TAMBÉM: Carro espalha santinhos nas ruas de São Gonçalo durante a madrugada

0 comentário em “Niterói e Petrópolis definem prefeitos no segundo turno

Deixe um comentário