Carlos Sainz e a Ferrari mandaram no Grande Prêmio do México e o espanhol conquistou sua segunda vitória da temporada de forma absoluta. Neste domingo (27), ele abrigou uma corrida com disputas acirradas e perigosas, incluindo duas punições para o mesmo piloto. Norris mesmo com todo o enrosco com Verstappen ainda terminou em Segundo e Leclerc fechou o pódio.
Sainz tinha feito o melhor tempo no sábado (26) e conquistado a pole position, porém quando as luzes se apagaram e a corrida se iniciou, o cenário já ficou diferente. O espanhol largou mal e o carro de Verstappen teve uma aceleração melhor e já roubou a primeira colocação, mas não durou muito.

(Foto: Divulgação/F1)
Com uma largada bem embolada, tivemos Safety Car antes de terminar a primeira volta. Alexander Albon da Williams bateu em Tsunoda da Alpha Tauri, os dois tiveram os carros retirados da pista. A corrida só retornou na sexta volta.
O holandês não demorou muito para ser atacado por Sainz. Na nona volta, Max foi ultrapassado até com uma certa facilidade e partir daí, começa o enrosco com Norris. O inglês foi para cima dele, mas Verstappen se defendeu até com uma agressividade.

(Foto: Divulgação/F1)
Lando tentou o ataque e conseguiu. No espaço de uma volta, foi empurrado para fora do traçado por Verstappen duas vezes, tentando recuperar o segundo lugar que gerou toque. Max acabou recebendo duas punições diferentes de 10s e teve que pagar ao parar no Pit Stop. Isso fez o holandês retornar a corrida na décima quinta posição. Para completa o desastre da RBR, Sergio Perez tomou punição de 5 segundos por irregularidade na largada e terminou em décimo sétimo.

(Foto: Divulgação/F1)
Leclerc, em quarto lugar, aproveitou a briga de Norris e Verstappen e fez uma ultrapassagem dupla, mantendo uma possível dobradinha da Ferrari no pódio. Perto do final, o inglês atacava o monegasco, que acabou cometendo um erro e saindo da pista, facilitando a ultrapassagem de Lando.
Max teve que fazer uma corrida de recuperação para no final terminar em sexto lugar. Fernando Alonso começou a corrida sendo homenageado por seus fãs por ser sua corrida de número 400, mas seu carro deu problema e ele foi obrigado a abandonar a corrida. A distância de Norris para Verstappen na disputa pelo título caiu para 47 pontos, e graças ao ótimo desempenho de seus pilotos, a Ferrari ultrapassou a Red Bull no campeonato de construtores, obtendo a vice-liderança.
“É incrível ver essa multidão, tenho sentido o apoio deles a semana toda. Sinto que tenho muitos fãs aqui no México e eles me deram muita força para fazer o fim de semana que fiz. Honestamente, eu realmente queria isso, eu queria fazer isso. Eu venho dizendo há um tempo que queria mais uma vitória antes de deixar a Ferrari e fazer isso aqui na frente dessa mega multidão é incrível. Agora, faltam quatro corridas, quero aproveitar o máximo possível e se outra vier, eu vou tentar”, disse Sainz na entrevista pós corrida, expressando sua alegria de vencer perto de seus fãs.
A Fórmula 1 entra em ação no próximo domingo (03), com o Grande Prêmio de Interlagos. Nessa edição de 2024 teremos um diferencial para os fãs, será montada uma fanzone. Ela ficará na área do kartódromo Ayrton Senna e contará com shows, entrevistas, simuladores e interações com pilotos.
O espaço, que ficará aberto entre os dias 1º e 3 de novembro, também disponibilizará telões que exibirão o treino livre, as classificações, a sprint e a corrida principal de domingo, além das provas da Porsche Cup e da Fórmula 4.
Foto de capa: Divulgação/F1
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Temporada da Fórmula 1 terminando: veja tudo o que você deve saber sobre o esporte
LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre a nova temporada da NBA

Pingback: Verstappen vence em Interlagos após corrida emocionante e com muita chuva | Agência UVA