Na véspera da eleição, que acontece domingo (6), pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5), mostra possível vitória do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) já no primeiro turno. Paes (PSD) tem 61% dos votos válidos, Ramagem (PL) aparece com 24% e Tarcísio Motta (PSOL) fica em terceiro lugar, com 7%. Na sequência estão: Marcelo Queiroz (PP), com 3%, Rodrigo Amorim (UNIÃO), com 2% e Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) com 1% cada.
- Eduardo Paes (PSD) – 61%
- Alexandre Ramagem (PL) – 24%
- Tarcísio Motta (PSOL) – 7%
- Marcelo Queiroz (PP) – 3%
- Rodrigo Amorim (UNIÃO) – 2%
- Cyro Garcia (PSTU) – 1%
- Juliete Pantoja (UP) – 1%
- Carol Sponza (NOVO) – 0%
- Henrique Simonard (PCO) – 0%
A conta dos votos válidos é feita a partir da menção aos candidatos, excluindo as pessoas que afirmam votar em branco, nulo ou que estão indecisas. Com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa ouviu 1.809 pessoas entre os dias 4 e 5 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número RJ-04865/2024 e o nível de confiança é de 95%.

(Foto: Reprodução/Instagram)
O atual prefeito também lidera quando se consideram os votos totais, ou seja, quando se incluem os votos brancos, nulos e indecisos. Paes tem 54%, seguido por Ramagem, com 22% e Tarcísio, que tem 6%. Brancos e nulos marcam 7% e os que não sabem são 4%. Na pesquisa anterior, considerando os dados totais, Paes já aparecia com 54%, seguido por Ramagem, que também manteve os 22% e Tarcísio, que tinha 4% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, que acontece quando os entrevistados não têm acesso à lista de candidatos, Eduardo Paes (PSD) também lidera, com 45%. Alexandre Ramagem (PL) aparece com 17% e Tarcísio Motta (PSOL) tem 5%. Brancos e nulos são 6%, outras respostas são 5% e os que não sabem ou se recusaram a responder são 20%.

A pesquisa também mediu a rejeição que cada candidato possui. Dessa vez Alexandre Ramagem (PL) aparece na frente, com 36% de rejeição, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), que tem 31%, Cyro Garcia (PSTU), com 20% e Rodrigo Amorim (UNIÃO), com 21%. Eduardo Paes (PSD) aparece em quinto lugar, com 19% de rejeição.
- Alexandre Ramagem (PL) – 36%
- Tarcísio Motta (PSOL) – 31%
- Cyro Garcia (PSTU) – 20%
- Rodrigo Amorim (UNIÃO) – 21%
- Eduardo Paes (PSD) – 19%
- Marcelo Queiroz (PP) – 15%
- Juliete Pantoja (UP) – 11%
- Carol Sponza (NOVO) – 11%
- Henrique Simonard (PCO) – 10%
- Rejeita todos/não vota em nenhum – 2%
- Vota em qualquer um/não rejeita nenhum – 2%
- Não sabe – 7%
Com o favoritismo para a reeleição do atual prefeito Eduardo Paes (PSD), o Rio de Janeiro pode decidir a eleição já no primeiro turno. A vitória na primeira votação acontece quando um candidato alcança 50% dos votos válidos mais um. O segundo turno pode ocorrer em 11 cidades do estado, que possuem mais de 200 mil eleitores. Nesses locais, o segundo pleito ocorre em 27 de outubro.
Foto de Capa: Tânia Rego/Agência Brasil
Reportagem de Gabriel Ribeiro
LEIA TAMBÉM: Confira as orientações para o dia da votação nas eleições municipais de 2024
LEIA TAMBÉM: 11 cidades do estado do Rio de Janeiro podem ter segundo turno

Pingback: Rodrigo Amorim está inelegível, entenda o que acontece agora | Agência UVA
Pingback: Carro espalha santinhos nas ruas de São Gonçalo durante a madrugada | Agência UVA