As eleições municipais de 2024 acontecem neste domingo (6) em todo o Brasil. Cada eleitor terá a oportunidade de votar em um candidato a vereador e prefeito que concorrem na cidade. A Agência UVA aproveita o momento para relembrar aos cidadãos as orientações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a entidade, para poder votar a pessoa deve se deslocar até a zona eleitoral, procurar por sua seção e apresentar um documento oficial com foto. Dentre os quais podem ser exibidos o e-Título, a carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O aplicativo do e-Título, que substitui o título de eleitor impresso, pode ser baixado de forma gratuita até às 23 horas e 59 minutos deste sábado (5). Ele terá a função de servir como documento de identificação para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico e possuem foto no app. Por meio dele, as pessoas também podem consultar o local de votação além de justificar a ausência caso precisarem.
Conforme a legislação eleitoral, a manifestação de apoio a candidatos é permitida, mas apenas se for individual e silenciosa. Além disso, há a liberação do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Por outro lado, é proibida a aglomeração de pessoas que estejam utilizando roupas ou portando itens de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação. Há ainda o impedimento de qualquer manifestação que seja ruidosa ou coletiva, abordagem, distribuição de camisetas e o uso de métodos de persuasão ou convencimento de eleitores.
A votação começará a partir das 8 horas e terminará exatamente às 17 horas, conforme o horário de Brasília. O candidato a vereador tem ao todo um número de identificação de cinco dígitos o representando. No caso dos candidatos a prefeito, são apenas dois dígitos correspondendo precisamente ao número do partido pelo qual concorre.
O voto será depositado na urna eletrônica na qual basta inserir o número do candidato e depois confirmar. Em caso de erro de digitação, há a opção “Corrige” que possibilita a oportunidade de teclar o número inteiro novamente. Para quem não quiser destinar o voto a algum candidato, também há a tecla “Branco” ou a alternativa do “Nulo” inserindo um número inexistente na corrida eleitoral.
Com o encerramento da votação, a partir das 17 horas o TSE iniciará o processo de apuração das urnas. Conforme a realização da contagem de votos, o tribunal apresentará os resultados em seu site. Os candidatos que forem eleitos para ambos os cargos terão mandato do dia 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Se houver a necessidade de 2º turno na disputa pela prefeitura, os eleitores ainda terão que voltar as urnas três semanas depois no domingo (27) para definir a situação.
Foto de capa: Fernando Frazão/Agência Brasil
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Gabriel Ribeiro
LEIA TAMBÉM: Confira quem são os candidatos favoritos para vencer as eleições municipais do Rio
LEIA TAMBÉM: 11 cidades do estado do Rio de Janeiro podem ter segundo turno

Pingback: Paes tem 61% e deve ser reeleito no primeiro turno, aponta Datafolha | Agência UVA
Pingback: Rodrigo Amorim está inelegível, entenda o que acontece agora | Agência UVA