No último dia 14, a Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se transformou em um verdadeiro laboratório ao ar livre, graças a uma ação promovida pela Visão Coop. Em ação promovida por uma iniciativa coletiva em parceria com cientistas, pesquisadores e a comunidade local, o encontro buscou discutir os principais desafios do Brasil, com foco na prevenção e combate às queimadas, além de realizar ações de replantio na região.

A projeção, que se traduz em um encontro, teve como intuito o compartilhamento de saberes e ciências para buscar soluções de mitigação sobre o impacto ambiental causado pelas queimadas recentes. A Serra do Vulcão, na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, que constantemente sofre com as queimadas, se tornou um verdadeiro espaço de experiências mais que propício ao grupo para pesquisas mas, além disso, marca o início de um projeto contínuo na busca da transformação, implementação de tecnologias e saberes.
Entre as motivações da iniciativa no território, promover a regeneração ambiental na Serra do Vulcão, por meio da inteligência coletiva, foi a primeira medida do projeto. Cientistas, estudantes e a comunidade visam a criação de um acervo de soluções que possam ser aplicadas não somente na região, mas em outros contextos do Brasil.
Para Neuza Millene, de 25 anos, assessora executiva da Visão Coop, a iniciativa chamada ‘”Território” inclui não só o cuidado com o ecossistema local, mas toda a criação de um legado de inovação ambiental e social.
“Eu acredito que essa colaboração fortaleceu bastante o senso de pertencimento, de importância e de engajamento da comunidade. Eles são protagonistas da regeneração do seu próprio território”, conta Millene, membro da Visão Coop.

Nesse projeto de imersão, Millene acrescenta que a iniciativa pensou muito na interdisciplinaridade, os conhecimentos específicos de cada um para a troca de saberes diversos. O objetivo é ter o maior número de pessoas possível, agregando inúmeras áreas, e isso resultou em uma troca muito importante sobre a regeneração e adaptação ambiental.

O compromisso com o meio ambiente continua, a Visão Coop demonstra grande empolgação com o resultado da visita, e planeja mais. Os próximos passos para o desenvolvimento, estudos técnicos na região e de financiamento serão fundamentais para a viabilização de um futuro mais sustentável para a comunidade.
Foto de capa: @Muca.Lab/Visão Coop
Reportagem de Matheus Melo, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Festejos no quintal: a tradicional celebração do dia de São Cosme e Damião
LEIA TAMBÉM: Botafogo derrota São Paulo nos pênaltis e avança para a semifinal da Libertadores

0 comentário em “Ação coletiva promove encontro na Baixada Fluminense para discutir o impacto das queimadas na região”